You are here

Wilson Filipe (1948 - 2020)

Wilson foi uma das figuras ligadas à ocupação da Herdade da Torre Bela, em 1975. Participou no documentário de 1977 de Thomas Harlan sobre a mesma ocupação e no filme “Linha Vermelha” de José Filipe Costa.
Wilson Filipe no documentário Torre Bela, de 1977.
Wilson Filipe no documentário Torre Bela, de 1977.

Também conhecido por Sabu, o Marinheiro, Wilson Filipe foi uma das principais figuras da ocupação da Herdade da Torre Bela no ano de 1975 e um dos rostos mais associados ao documentário de 1977 sobre a mesma.

De acordo com a agência Lusa, Wilson Filipe faleceu a 24 de dezembro e as cerimónias fúnebres deverão ter lugar a 28 ou 29 de dezembro.

A Herdade da Torre Bela foi ocupada a 23 de abril de 1975 por vários trabalhadores da Azambuja, numa ocupação que ocorreu sem intervenção partidária e que deu origem a uma cooperativa popular.

Sob o lema "a terra para quem a trabalha", a reforma agrária do período da democratização arrancou com várias ocupações de terras um pouco por todo o país, protagonizadas por movimentos populares.

A ocupação da Herdade da Torre Bela ficou registada no documentário do alemão Thomas Harlan, de 1977. Nesse documentário, Wilson Filipe protagonizou o conhecido momento em que discute com outro trabalhador sobre a propriedade coletiva na cooperativa popular.

Já em 2011, viria a colaborar no filme “Linha Vermelha”, de José Filipe Costa, focado na ocupação da herdade e no impacto que a gravação do documentário teve naquele processo.

Termos relacionados Sociedade
(...)