You are here

Violência doméstica aumenta em todo o mundo, Portugal cria linha-denúncia via SMS

Organizações de vários países alertam para o aumento dos abusos com as regras do isolamento face à pandemia.
Manifestção Greve Feminista 2020
Fotogaleria Esquerda.net

De acordo com ativistas e relatos de vítimas, o isolamento tem levado ao aumento do número de situações de violência doméstica por todo o mundo. Várias organizações estão a exigir um alerta para este problema.

Devido ao alastramento, e perigo de infecção pelo Covid-19, temos assistido, de forma global, à aplicação de medidas de isolamento social. Segundo um estudo avançado esta semana pela Agence France-Presse, mais de um terço da população mundial está atualmente confinada. Esta situação é um desafio para todas as famílias, em particular para aquelas que registam um historial de violência doméstica.

Os relatos começam logo na província de Hubei, na China, mundialmente conhecida por se ter dado aqui o início do surto da pandemia. As autoridades locais confirmam um aumento de casos reportados de abusos três vezes superior aos registados no ano anterior, passando de 47 para 162. Segundo o Guardian, ativistas locais afirmam que, de acordo com as suas estatísticas, 90% dos casos registados neste período se devem ao confinamento decorrente da epidemia.

Mas o problema é global. No Brasil, os centros de abrigo registam um aumento da procura. À Rede Globo, Adriana Mello, uma juíza do Rio de Janeiro especialista em violência doméstica, apontou para um “aumento entre 40% ou 50%, e já há uma grande procura”.

Ainda segundo o Guardian, as linhas de apoio registam aumentos significativos na Catalunha (20%) e no Chipre (30%). Em Itália, pelo contrário verifica-se uma diminuição do contacto por telefone, mas começaram a receber mensagens escritas e e-mails com apelos desesperados. As organizações locais, prevendo o aumento de casos, têm realizado um esforço para manter os abrigos abertos e colocar todos os meios de comunicação possíveis à disposição das vítimas.

Em Espanha, que adotou medidas de confinamento severas, que incluem multas para quem sai de casa sem motivo justificado, o Governo já informou que as mulheres não serão multadas caso saiam de casa para denunciar abusos.

Na Índia, a polícia do estado de Uttar Pradesh, lançou uma linha gratutita exclusivamente para denúncia de casos de violência doméstica.

Governo português lança serviço de SMS (3060) para denúncia de violência doméstica

Esta semana foi lançado um serviço de mensagens curtas que permite a denúncia de violência doméstica através do telemóvel. O número é o 3060, vai funcionar sete dias por semana, 24 horas por dia, é gratuito e não aparece na factura da operadora de telecomunicações. O serviço SMS vem acrescentar mais uma resposta depois do reforço da linha telefónica para vítima de violência doméstica (800 202 148) e da criação do do e-mail de emergência (violê[email protected]).

Este serviço pretende dar resposta à denúncia de violência em casos de isolamento, nos quais se torna mais difícil realizar uma chamada na presença do agressor.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)