Trabalhadores da Loomis protestam contra despedimento coletivo

Ao mesmo tempo que avança com o despedimento coletivo de 30 trabalhadores, a empresa de transporte de valores força os restantes trabalhadores a cumprirem horas extraordinárias excessivas. Greve ao trabalho extraordinário mantem-se até 1 de janeiro.
Trabalhadores da Loomis protestam contra despedimento coletivo
Fotografia de CGTP.pt

O Sindicato dos Trabalhadores de Serviços de Portaria, Vigilância, Limpeza, Domésticas e Actividades Diversas (STAD) organizou esta tarde em Linda-a-Velha uma manifestação contra o despedimento coletivo de 30 trabalhadores da Loomis, empresa do setor da vigilância privada dedicada ao transporte de valores.

A manifestação, enquadrada num dia de greve, teve lugar em solidariedade para com os 30 trabalhadores abrangidos pelo despedimento coletivo e contra “as manobras antisindicais” da empresa.

Para o STAD este despedimento constitui um “perigoso sinal anti-sindical” por parte da Loomis, uma vez que este “envolve o dirigente e o delegado sindical e vários trabalhadores reivindicativos”.

A chuva não travou o protesto do STAD contra o despedimento coletivo de 30 trabalhadores da Loomis. A mesma empresa que...

Posted by Mariana Mortágua on Friday, 4 December 2020

O sindicato assinala ainda que este despedimento ocorre depois da empresa ter recorrido ao “lay off simplificado”, ou seja, depois de ter beneficiado durante meses dos apoios públicos para a manutenção do emprego.

Ao mesmo tempo que avança contra o despedimento coletivo daqueles trabalhadores, a Loomis obriga os restantes a desempenharem trabalho suplementar excessivo, atitude que insinua que os trabalhadores despedidos prestavam funções que continuam a ser necessárias para a empresa.

Por esse motivo, os trabalhadores reunidos em plenário decidiram prolongar até às 24h de 1 de janeiro de 2021 a greve ao trabalho extraordinário.

A ação de luta tem um único objetivo, a garantia de “horários de trabalho normais”, sem sobrecarga de trabalho extraordinário.

A Loomis é uma empresa pertencente à multinacional sueca Securitas. Em Portugal, com atividade desde 2008, conta com cerca de 400 trabalhadores, tendo delegações em Lisboa, Porto, Faro, Funchal, tendo agora encerrado a delegação de Coimbra.

Termos relacionados Sociedade