You are here

Temporal na Madeira: 27 retirados de casa e localidades isoladas

O dia de sexta-feira foi de chuva intensa no norte da ilha. Houve enxurradas, quedas de árvores e cortes de estrada. O diretor do Observatório Meteorológico do Funchal admitiu que o aviso emitido devia ter sido vermelho.
Temporal na Madeira. Dezembro de 2020. Foto de HOMEM DE GOUVEIA/LUSA.
Temporal na Madeira. Dezembro de 2020. Foto de HOMEM DE GOUVEIA/LUSA.

Esta sexta-feira, chuvas fortes provocaram enxurradas, transbordos de ribeiras, derrocadas, quedas de árvores e cortes de estradas no norte da Madeira, sobretudo nos concelhos de São Vicente e de Santana. Alguns carros foram arrastados pelas águas.

Não houve feridos mas 27 pessoas tiveram de ser retiradas de suas casas por precaução. Segundo o presidente da Câmara de São Vicente, José António Garcês, citado pela Lusa, recorreram a casas de familiares e amigos e não se registaram danos significativos nas suas habitações. A única habitação que ruiu foi uma casa de férias que se encontrava desocupada.

O Diário de Notícias da Madeira dá conta que, na manhã de sábado, devido aos estragos causados pelo temporal, várias casas do centro do Funchal continuam sem acesso a água e que há ainda várias vias a serem desobstruídas. Para além disso, há ainda zonas isoladas como as Lombadas, “na parte mais alta da freguesia da Ponta Delgada, e também a ligação entre Ponta Delgada e Boaventura” que “neste momento, só é possível fazer de 4x4” assinala o autarca de São Vicente.

Por sua vez, o diretor do Observatório Meteorológico do Funchal, Victor Prior, declarou à Lusa que o aviso emitido para a região deveria ter sido vermelho e não amarelo. O responsável salientou que as previsões são falíveis, que os avisos são emitidos “em termos de previsão e da observação” e que outra coisa é “depois de ter acontecido”.

O aviso amarelo do Serviço Regional de Proteção Civil para a costa norte da ilha vai manter-se pelo menos até às 18 horas deste sábado.

Termos relacionados Sociedade
(...)