You are here

Shop1One despede precários após lay-off e nega dias de folga

A administração da cadeia de lojas de roupa Shop1One está a despedir trabalhadores precários após lay-off. A empresa mantém muitos trabalhadores em regime de lay-off até ao final do contrato a termo, cessando ou não renovando os contratos de trabalho no final. Notícia publicada em despedimentos.pt
Foto de despedimentos.pt

Segundo denúncias recebidas pelo site despedimentos.pt, a administração da cadeia de lojas de roupa Shop1One está a despedir trabalhadores precários após lay-off. Segundo os relatos, a empresa mantém muitos trabalhadores em regime de lay-off até ao final do contrato a termo, cessando ou não renovando os contratos de trabalho no final.

Deste modo, tal como se verifica em várias situações ao longo dos últimos meses, a empresa recorre ao apoio público, supostamente destinado a proteger o emprego, utilizado-o como um instrumento para gerir e ainda lucrar com despedimentos.

A administração da empresa está também, segundo as denúncias que chegaram ao site, a negar o direito às folgas semanais e à compensação por trabalho extraordinário aos funcionários e às funcionárias que se encontram a trabalhar.

O trabalho adicional, não remunerado, está a servir para compensar a falta de pessoal, com grande pressão por parte das chefias, que inclusivamente chega a resultar na imposição de cortes no direito ao tempo para as refeições.

Neste contexto, em que muitos funcionários estão a trabalhar mais de 9 horas diárias, a administração da empresa não está também a permitir a marcação de férias. Vários relatos descrevem que estes abusos nos horários e nos ritmos de trabalho são impostos à custa de um clima de intimidação, com ameaças de despedimento.

Algumas denúncias relatam ainda a falta de medidas de proteção para profissionais e clientes, que em parte resultam da falta de pessoal para assegurar as várias funções necessárias nas lojas.

A Shop1One é uma marca portuguesa do negócio de fast fashion, com uma rede de 30 lojas localizadas em vários pontos do território nacional.

Termos relacionados Sociedade
(...)