You are here

Saldo da Segurança Social caiu 84% em junho

Face ao mesmo mês de 2019, o excedente da Segurança Social caiu 84%, para 352,2 milhões de euros.
Foto de Paulete Matos.
Foto de Paulete Matos.

A Síntese da Execução Orçamental publicada esta terça-feira revela que o excedente da Segurança Social caiu para 352,2 milhões de euros em junho, uma queda de 84% face ao mesmo mês do ano passado, refletindo os efeitos da crise pandémica, económica e social.

Segundo a Direção-Geral do Orçamento, que publicada a síntese orçamental, em 2019 foi registado um excedente de 2.141,5 milhões de euros, fruto de uma redução da receita efetiva de 21,7 milhões de euros (menos 1,5% face ao período homólogo), e um aumento da despesa efetiva de 1.571,6 milhões de euros (mais 13,1% face ao período homólogo), noticia a Agência Lusa.

A Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, declarou em comunicado que o saldo “representa uma quebra face ao período homólogo a nível da receita e um aumento da despesa, como consequência das medidas adotadas no contexto da atual situação de pandemia que se vive em Portugal”.

“A receita efetiva cifrou-se em 13.955,3 milhões de euros e a despesa efetiva atingiu o montante de 13.603,1 milhões de euros”, sublinha a Ministra.

A redução de 2,3% das contribuições e quotizações é o maior fator na queda da receita (menos 195,6 milhões de euros), enquanto que as transferências correntes da Administração Central foram menos 68,7 milhões de euros.

Já o aumento da despesa “resultou essencialmente dos efeitos conjugados das medidas extraordinárias no âmbito da covid-19 (que representam um acréscimo de despesa de 875,8 milhões de euros)”, do aumento da despesa com pensões e com prestações de desemprego, entre outras prestações, sintetiza a Agência Lusa.

A despesa com prestações de desemprego aumentou 18,7% para 723,8 milhões de euros face ao mesmo período do ano passado. Por seu lado, a despesa com o subsídio e complemento por doença registou um aumento homólogo de 13% para 641,9 milhões de euros. A despesa com o abono de família em 3,2% (mais 12,4 milhões de euros) face a junho do ano passado.

Termos relacionados Sociedade
(...)