You are here

Provedora de justiça europeia questiona Bruxelas sobre contratação de Durão para Goldman Sachs

Emily O'Reilly pediu esclarecimentos sobre a posição da Comissão Europeia relativamente à nomeação de Durão Barroso como administrador não-executivo na Goldman Sachs Internacional.
Durão Barroso com Pedro Passos Coelho, foto de José Coleho/Lusa.

Emily O’Reilly, provedora de justiça europeia, pediu esclarecimentos a Jean-Claude Juncker, presidente da Comissão Europeia, sobre a nomeação do ex-presidente da Comissão, Durão Barroso, para administrador não-executivo na Goldman Sachs Internacional (GSI).

O’Reilly considera que a contratação de Durão Barroso "levanta dúvidas sobre a adequação" do código de conduta. "Não basta dizer que não foram quebradas regras", afirma a provedora em comunicado. As decisões sobre esta matéria "devem ser devidamente tomadas numa base de caso-a-caso e tendo em conta todos os elementos”, continua O’Reilly.

A nomeação de Durão Barroso para a GSI foi anunciada a 8 de julho, um ano e meio depois de ter abandonado o cargo e após dois mandatos como presidente da Comissão Europeia. A provedora de justiça europeia recebeu várias perguntas de eurodeputados sobre a nomeação e uma petição de funcionários da UE. A petição pode ser subscrita por qualquer pessoa até ao final de setembro e conta neste momento com mais de 132 mil assinaturas que exigem que Durão perca a reforma auferida enquanto ex presidente da Comissão Europeia, na sequência da sua contratação para a GSI.

O’Reilly exige saber de que forma é que a Comissão Europeia verificou se a nomeação cumpre as obrigações éticas e se o atual presidente pediu, ou se tenciona pedir um parecer ao Comité de ética ‘ad hoc' da Comissão. A provedora quer também saber se a ‘Comissão Juncker' irá rever o código de conduta dos comissários.

Durão Barroso anunciou que será conselheiro da GSI no processo do Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia. Por essa razão, O’Reilly perguntou ainda se a Comissão Europeia vai dar indicações específicas à equipa que vai negociar o processo sobre como lidar com pedidos vindos de Durão Barroso.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Internacional
(...)