Prémios Chanel Next distinguem Marlene Monteiro Freitas

Nascida em Cabo Verde, Marlene Monteiro Freitas reside em Lisboa onde fundou a P.OR.K. A coreógrafa e bailarina vai receber receber um prémio no valor de 100 mil euros para prosseguir o seu trabalho.
Prémios CHANEL Next distinguem Marlene Monteiro Freitas. Fotografia: Divulgação Chanel Next

Marlene Monteiro Freitas é uma das dez vencedoras do Prémio Chanel Next, atribuído por esta empresa de moda com o objetivo de “apoiar e promover a inovação nas artes e na cultura”. O júri foi constituído pela atriz Tilda Swinton, pela artista multimédia Cao Fei e pelo arquiteto David Adjaye OBE.

Além de Marlene Monteiro Freitas, foram distinguidos Lual Mayen (designer de jogos nascido no Sudão do Sul), Precious Okoyomon (artista e poeta nigeriano-americana), Marie Schleef (diretora de teatro da Alemanha), Eduardo Williams (cineasta e artista da Argentina), Botis Seva (Bailarino e coreógrafo de Londres), Wang Bing (cineasta da China), Rungano Nyoni (cineasta da Namíbia),  Jung Jae-il (compositor, músico e diretor musical, da Coréia do Sul) e o coletivo artístico Keiken (que integra artistas de diferentes nacionalidades e trabalha com metaverso.

Marlene Monteiro Freitas nasceu em Cabo Verde onde co-fundou o grupo de dança Compass. Estudou dança na P.A.R.T.S. (Bruxelas), na E.S.D. e na Fundação Calouste Gulbenkian (Lisboa). Trabalhou com Emmanuelle Huynn, Loic Touzé, Tânia Carvalho, Boris Charmatz, entre outros. Criou as peças de marfim e carne-as estátuas também sofrem (2014), Paraíso-colecção privada (2012-13), (M)imosa (2011) com Trajal Harell, François Chaignaud e Cecilia Bengolea, Guintche (2010), A Seriedade do Animal (2009-10), Uns e Outros (2008), A Improbabilidade da Certeza (2006), Larvar (2006) e Primeira Impressão (2005), obras que têm como denominador comum a abertura, a impureza e a intensidade. É co-fundadora da P.OR.K, estrutura de produção sediada em Lisboa. Em 2018 recebeu o prémio de carreira da 12ª Bienal de Dança de Veneza.

Termos relacionados Cultura