Pedro Filipe Soares avisa PS: imitar as políticas da direita só traz problemas

07 de September 2022 - 17:22

O líder parlamentar do Bloco afirmou que é uma vergonha “não taxar abusos daqueles que ganham com a miséria, não garantir os apoios às famílias e à economia como vemos noutros países até mais à direita, não cuidar dos serviços públicos e só bater no peito a dizer que os ama”.

PARTILHAR
Foto de António Cotrim, Lusa.

“Há poucos meses, dizia o Governo que estava a apresentar nesta câmara o Orçamento mais à esquerda de sempre”, Orçamento este “que teimava em não dar resposta aos serviços públicos, aos rendimentos, à crise que se pressente e sente diariamente”. “A teimosia do PS quis levar o país a eleições. Mas hoje percebemos como esse Orçamento é um erro crasso para quem tem pensamento de esquerda e para quem deseja algum progresso para o país”, sublinhou Pedro Filipe Soares.

Foi o “Orçamento da Saúde mais à esquerda de sempre” que levou à demissão da ministra da Saúde e deixou “o SNS em agonia e caos, porque o PS acha que afinal são as políticas da direita que vão fazer com que ele se reabilite: entregar dinheiro a privados como nunca se entregou no passado não salva o SNS, antes traz problemas. Mas são esses os problemas que o Partido Socialista tem criado”, acrescentou o dirigente bloquista.

Pedro Filipe Soares destacou ainda que “não cuidar das carreiras do SNS, tal como fazia a direita, não traz soluções, só problemas, mas são os problemas que o PS tem criado”.

“E porquê? Falta poder? Falta capacidade? Não. Falta o essencial, falta a vontade de cuidar dos serviços públicos e, sobre isso, a culpa está toda na bancada do PS, está toda no governo do PS”, vincou.

De acordo com o líder parlamentar do Bloco falta também “a vontade para que o ser de esquerda não seja só um pin para trazer na lapela de algum governante socialista”.

“Já vimos isso no passado, quando a direita trazia os pins na lapela da bandeira de Portugal e a cada dia que passava calcava o povo português com as suas medidas. E quem não cuidava no passado do povo português cortava pensões e salários e não cuidava dos serviços públicos”, assinalou.

“E quem agora não cuida do povo português”, continuou Pedro Filipe Soares, “impede que as pensões cumpram a lei e sejam aumentadas como os direitos adquiridos dos pensionistas assim deviam ser cumpridos. Garante perda de poder de compra, garante empobrecimento, não cuida do futuro do país”.

“No que toca às pensões, no que toca a impedir que a lei valorize as pensões, como a lei diz que deve ser feito, só nos lembramos de a direita alguma vez ter impedido esses aumentos. Foram as mesmas medidas que a direita cumpriu no passado que agora o PS está a cumprir”, apontou o dirigente bloquista.

Pedro Filipe Soares lembrou ainda que o valor total das medidas agora apresentadas não chega sequer a atingir o valor que o Governo cobrou em excesso em IVA até julho. Na realidade, as receitas do IVA até julho foram 24% superiores ao que aconteceu no ano passado. Até esse mês, “foram cobrados mais de mil milhões de euros acima do que o Governo previa que ia receber”, explicou o líder parlamentar do Bloco.

“O governo não quer contas certas, quer o saque certo das pessoas"

“O Governo não devolve às famílias sequer aquilo que até junho recebeu em excedente no imposto mais cego de todos que é o IVA”, reforçou Pedro Filipe Soares.

Sobre o argumento relativo à necessidade de controlar contas, o dirigente bloquista realçou que esta é uma “desculpa que não pega à realidade”. “O governo não quer contas certas, quer o saque certo das pessoas e atira migalhas como se fosse dar algum tipo de esmola ao país”, acusou Pedro Filipe Soares.

Para o líder parlamentar do Bloco, “é uma vergonha não taxar abusos daqueles que ganham com a miséria, não garantir os apoios às famílias e à economia como vemos noutros países até mais à direita, não cuidar dos serviços públicos e só bater no peito a dizer que os ama”.