You are here

Patrão chinês da EDP vai para vice-governador de Hubei

A nomeação de Cao Guangjing para vice-governador da província de Hubei confirma a ascensão do patrão da EDP no PCC e no Estado chinês e também a estreita relação deste com a maior acionista da EDP, a China Three Gorges - Foto de EPA/Lusa/Mário Cruz

Cao Guangjing, presidente da China Three Gorges, a maior acionista da EDP, foi nomeado vice-governador da província de Hubei e deverá deixar de ser presidente daquela empresa.

 

Segundo a agência Lusa, o novo presidente da China Three Gorges será Lu Chun, que trabalhou com Cao Guangjing na construção da gigantesca barragem das Três Gargantas no rio Yangtze.

Cao Guangjing entrou em novembro de 2012 na direção do Partido Comunista da China, como membro suplente do seu Comité Central (ver notícia no esquerda.net). Cao Guangjing é engenheiro civil e nasceu em 1964.

A China Three Gorges adquiriu 21,35% do capital da EDP e tornou-se na sua maior acionista no início de 2012, quando esta empresa foi privatizada pelo governo PSD/CDS-PP.

Posteriormente, outra grande empresa estatal chinesa, a State Grid, adquiriu 25% da REN, quando o governo PSD/CDS-PP alienou 40% do seu capital (ver notícia no esquerda.net).

Estas aquisições por parte de empresas da China constituíram alguns dos maiores investimentos chineses na Europa.

Já neste ano, em janeiro passado, o grupo chinês Fosun adquiriu a Caixa Seguros, na privatização realizada pelo governo de direita. Poucos dias depois da privatização, soube-se que o rating desta empresa chinesa foi considerado “lixo” pela agência Moody's e também que o grupo Fosun tem parceria com o grupo Carlyle, ao qual esteve ligado o secretário de Estado Carlos Moedas (ver notícia no esquerda.net).

A nomeação de Cao Guangjing para vice-governador da província de Hubei confirma a sua ascensão no PCC e no Estado chinês. A província de Hubei tem mais de 60 milhões de habitantes e o dobro da superfície de Portugal e nela situa-se a barragem das Três Gargantas.

Esta nomeação confirma também a estreita relação do Estado chinês com a maior acionista da EDP, a China Three Gorges.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Política
(...)