You are here

Moradores da Urgeiriça reclamam descontaminação de urânio

A Empresa Nacional de Urânio (ENU) operou na Urgeiriça desde 1977 e 2001, a data do seu encerramento. Agora, os moradores da localidade exigem a descontaminação de cerca de 40 habitações e a avaliação radiológica de outras 50.
Mineiros da ENU. Foto de Hugo Teixeira.
Mineiros da ENU. Foto de Hugo Teixeira.

Numa vigília de protesto organizada esta terça-feira pelos moradores da Urgeiriça, o presidente da Associação dos ex-trabalhadores nas minas de urânio (ATMU), António Minhoto, explicou à agência Lusa que já foram descontaminadas cerca de 40 casas, maioritariamente de antigos trabalhadores da ENU. No entanto, "ainda há outras tantas para descontaminar".

"Falta ainda fazer a avaliação radiológica em cerca de 50 habitações, para ver se estão contaminadas ou não. Este é um processo que tem de terminar o mais rápido possível", disse.

E reforçou: “O Estado não pode assobiar para o lado e estar a adiar um processo que já devia estar pronto há muito tempo. As obras de recuperação da zona industrial da Urgeiriça são importantes, assim como também defendemos a retirada do stock de urânio das instalações, mas estas pessoas devem estar em primeiro".

Se nada for feito, António Minhoto admite “outras formas de luta, muito mais efetivas”, passando pela denúncia no Parlamento.

"Estou convencido de que o Parlamento tomará algumas medidas, mas também poderemos chamar a Comissão Europeia para intervir nesta matéria e até o Presidente da República. O Estado não pode continuar a deixar que as pessoas continuem a ter danos na sua saúde, vivendo em casas contaminadas", afirmou.

Termos relacionados Ambiente
(...)