You are here

Lira turca, uma moeda sem valor

O valor da lira turca está em queda livre. Política monetária de Erdoğan de baixa agressiva de taxas de juro é apontada a principal responsável. 
Foto de Rasande Tyskar, Flickr

O valor da moeda nacional turca tem estado em queda livre nos últimos 5 anos. Em meados de 2018, tensões políticas e militares entre os Estados Unidos então governados por Donald Trump, e o regime turco de Erdoğan, levaram a uma queda acentuada do valor da moeda face ao dólar. De acordo com o jornal britânico The Guardian, o valor da lira turca caiu em quase 50% face ao dólar entre 2017 e 2018. Face à abrupta desvalorização da moeda, Erdoğan assumiu uma posição de “guerra económica de independência”, incentivando investidores turcos a venderem todas as posições que detinham em dólares e outras moedas estrangeiras e diminuindo as taxas de juro do respetivo Banco Central.

Novos mínimos do valor da lira turca em relação ao dólar têm sido reportados desde então. Desde Setembro de 2021 que a moeda caiu mais de 30% face ao dólar, resultando em níveis astronómicos de inflação. Com o poder de compra turco deteriorado, os níveis de descontentamento crescentes entre a população e a presidência têm aumentado.

Apesar das tensões, Erdoğan mantém firme a política monetária que tem seguido até então, forçando a diminuição das taxas de juro de forma a incentivar o investimento e criar emprego. A taxa de juro apontada pelo Banco Central dita o custo de financiamento da economia, que as autoridades turcas pretendem diminuir. Embora seja este o racional económico seguido pelo Governo turco, os valores de inflação atualmente acima dos 20% têm afastado investidores e dificultado o consumo. Baixar as taxas de juro para diminuir o custo de empréstimos e consequentemente incentivar o Investimento num contexto de elevada inflação poderá ter graves custos para a economia. Vários bancos turcos cessaram transações em lira turca, temendo que a queda abruta do valor da moeda lhes diminuísse gravemente as reservas de capital.

Apesar dos avisos e preocupações em relação aos cortes excessivos das taxas de juro turcas, o presidente Erdoğan manteve-se firme na escolha da sua política monetária pouco ortodoxa. Desde o início de 2021 que três governadores do Banco Central foram dispensados por Erdoğan por resistirem a mais cortes nas taxas de juro. O ministro das Finanças turco foi igualmente demitido na passada quarta-feira, por ter rejeitado a estratégia monetária do Presidente. Já o ministro das Finanças substituto, Nureddin Nebati, é visto como um apoiante das políticas monetárias de taxas de juro baixas de Erdoğan, cujo plano económico continua a avançar.

Só em novembro a lira turca depreciou 27% em relação ao dólar, tendo um valor aproximado de 0,066 euros. Estima-se que o valor da lira continue a depreciar ao longo das próximas semanas para valores cada vez menores. A elevada inflação, a procura enfraquecida e as políticas ditatoriais de Erdoğan deverão continuar a empobrecer a divisa turca. 

Termos relacionados Economia, Internacional
(...)