You are here

Lançado novo Observatório da Extrema-Direita

Foi lançado, esta quarta-feira, o Observatório da Extrema Direita. Este projeto plural, que junta pessoas como os historiadores Fernando Rosas e Manuel Loff, a professora Cecília Honório e o jornalista Paulo Pena, pretende trazer uma reflexão crítica, comprometida com a defesa da democracia.
Foto de Observatório da Extrema Direita

O novo Observatório da Extrema-Direita “junta pessoas comprometidas no conhecimento e intervenção face aos avanços da extrema-direita a nível internacional e ao seu impacto em Portugal”.

Na sua página, que pode ser consultada em www.observatoriodaextremadireita.pt, encontram-se artigos de opinião, vídeos e o manifesto fundador deste observatório que pretende ser um “projeto de reflexão crítica, comprometido com a defesa da democracia e com as exigências da investigação, da divulgação, da intervenção”.

Entre os subscritores deste novo Observatório encontram-se os historiadores Fenando Rosas e Manuel Loff, o jornalista Paulo Pena, a professora e ex-deputada do Bloco, Cecília Honório, e também o deputado José Manuel Pureza, entre outros.

Este é um “projeto plural que junta pessoas com percursos vários, da academia, da comunicação social, dos ativismos, e que propõe fazer todos os debates que os dias impõem” sublinha o manifesto fundador apresentado no site do Obervatório.

“O que é a nova extrema-direita? O que tem de "velho"? Quem são os seus protagonistas que se dizem fora do sistema e vivem do sistema? Qual é a sua agenda e os meios de propagação das suas ideias? De que forma se alimenta do racismo, da xenofobia e do conservadorismo? Qual o seu programa económico? Quem são os seus eleitores e eleitoras? Vieram para ficar ou são fenómenos devedores da volatilidade?”. Estas são algumas das questões que o novo observatório pretende ver discutidas.

Entre os artigos de opinião já publicados encontra-se um artigo da professora Cecília Honório sobre “Marchi e a normalização da extrema-direita”, assim como um texto de Joana Louçã sobre se “Devemos responder a André Ventura?”.

Na secção “vídeos” encontram-se já publicadas intervenções de Manuel Loff, Fernando Rosas e Luca Argel.

Termos relacionados Sociedade
(...)