Hapimag Resort Albufeira: suspensos chefes de cozinha que exigiram condições de trabalho

21 de August 2021 - 23:28

Temperaturas de 54ºC na cozinha, fumos acumulados, falta de pessoal para dar vazão ao aumento de serviço são algumas das razões que levaram a chefe e o sub-chefe da cozinha da empresa hoteleira a queixaram-se. A administração da unidade hoteleira da multinacional suíça puniu-os.

PARTILHAR
Hapimag. Foto da CGTP.
Hapimag. Foto da CGTP.

A direcção do Hapimag Resort Albufeira suspendeu a chefe e o sub-chefe da cozinha das suas funções “por estes exigirem a melhoria das condições de trabalho”, divulgou esta sexta-feira o Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Hotelaria, Turismo, Restaurantes e Similares do Algarve. Estes trabalhadores ainda aguardam receber as notas de culpa informa a mesma fonte.

A Hapimag é uma multinacional com sede em Steinhausen na Suíça. Funciona sobretudo na Europa e detém 58 resorts de férias em 16 países. Em Portugal são duas unidades, uma em Lisboa, outra e Albufeira.

Nesta, segundo os trabalhadores, há falta de condições de trabalho na cozinha. O relato é de temperaturas “que chegam a atingir os 54ºC”, de “fumo que se acumula no interior” e de “falta de trabalhadores para responder ao acréscimo da atividade”. Há dois anos que os trabalhadores solicitam a resolução dos problemas que, diz o sindicato hoteleiro do Algarve, “se têm vindo a agravar e a acumular”.

Depois de tentarem junto da entidade patronal a melhoria das condições, dirigiram-se ao sindicato. Este esclarece que já solicitou uma ação inspetiva urgente à Autoridade para as Condições de Trabalho e marcará presença na próxima semana no estabelecimento “para se tentar inteirar melhor da situação laboral e social existente naquela unidade hoteleira”.

Termos relacionados: Sociedade