You are here

"Governo não aproveitou confinamento para recuperar terreno"

No debate da renovação do Estado de Emergência, Pedro Filipe Soares afirmou que “o país cumpriu, mas o Governo está a falhar” no combate à pandemia.
Pedro Filipe Soares - Líder Parlamentar do Bloco de Esquerda

Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda, na intervenção desta quinta-feira sobre o debate de renovação do Estado de Emergência, referiu que os números de casos diários da covid-19 reduziram-se “drasticamente”, mas para isso “foi fundamental a redução da mobilidade e contactos sociais cumprida genericamente no país”.

“O país cumpriu, mas o Governo está a falhar”, acrescentou.

A redução da realização de testes foi uma das críticas deixadas pelo deputado, já que “estamos a testar muito menos do que os especialistas recomendaram”. Mas também alertou para os rastreios epidemiológicos que “ainda demoram mais do que as 24 horas aconselhadas pela Direção-Geral de Saúde e estamos longe de recuperar o controlo das cadeias de transmissão”.

“A pandemia abrandou, mas o vírus ainda anda à solta sem que o Governo tenha aproveitado o confinamento para recuperar terreno”, disse Pedro Filipe Soares.

O bloquista referiu que não se conhece nenhum plano para a atividade hospitalar que foi adiada com o confinamento, depois de os números de internados se estarem a reduzir, “mesmo que ainda sejam altos”. Para o deputado, “respeitar o esforço dos profissionais de saúde é organizar e preparar”.

Sem plano para as escolas, o dirigente do Bloco avisa que o Governo não quis dar prioridade à vacinação de professores, “nem apresentou caminho para a testagem em massa das comunidades escolares”.

“Sabemos da necessidade do Estado de Emergência, por isso vamos abster-nos, mas não ignoramos que o Governo podia fazer muito melhor, mas da parte do Governo português não há plano”, sublinhou Pedro Filipe Soares.

 

 

Termos relacionados Covid-19, Política
(...)