You are here

França anuncia encerramento de central nuclear

Um decreto publicado este domingo prevê encerrar a central nuclear de Fessenheim, a mais antiga do aUm decreto publicado este domingo prevê encerrar a central nuclear de Fessenheim, a mais antiga do país. A data está dependente da modernização de outra central, prevista para 2019.país.
Fessenheim
Foto Christo MICHE/Flickr

O anúncio foi feito pela ministra do Ambiente e Energia, Ségolène Royal no Twitter, referindo a publicação no Jornal Oficial da República do decreto que prevê a revogação da autorização de exploração da central mais antiga em funcionamento no país, situada junto à fronteira com a Alemanha.

O encerramento de Fessenheim, inaugurada em 1977, foi uma das promessas eleitorais de François Hollande, mas não tem data prevista. Ela só será uma realidade  com a entrada em funcionamento de um novo reator na central de Flamanville, junto ao Canal da Mancha, que está prevista para 2019.

Encerrar Fessenheim divide também as opiniões dos principais candidatos às eleições presidenciais deste mês. Enquanto Macron, Mélenchon e Hamon defendem o encerramento da central nuclear, Fillon e Le Pen são contra. Existe por isso o risco, em caso de vitória da direita, deste decreto agora publicado ficar sem efeito.

Termos relacionados Ambiente
(...)