You are here

Filme de ficção retrata a vida de Salgueiro Maia

O filme “Salgueiro Maia - O implicado” chega aos cinemas no dia 14 de abril. O realizador, Sérgio Graciano, revela que “é um orgulho retratar um dos principais responsáveis” pelo 25 de Abril.
"Salgueiro Maia - O implicado" estreia a 14 de Abril - Facebook Salgueiro Maia - O Implicado

“Salgueiro Maia - O implicado” é um filme de ficção realizado por Sérgio Graciano, conta com argumento de João Matos com base numa biografia de António de Sousa Duarte. No papel de Salgueiro Maia está o ator Tomás Alves.

A distribuidora Cinemundo, citada pela Lusa, revelou que a estreia do filme será a 14 de abril, explicando que a obra “é uma história de ficção baseada em factos históricos, relatos pessoais, revelações íntimas, emoções reais de quem acompanhou o capitão ao longo de toda a vida”.

O elenco conta ainda com Filipa Areosa, Diogo Matos, Catarina Wallenstein, Dinarte Branco, José Condessa, João Nunes Monteiro, José Raposo, entre outros.

Numa entrevista à Lusa, no verão de 2020, Sérgio Graciano sublinhou o “orgulho enorme” em poder retratar a vida “de um dos grandes heróis da História de Portugal”, uma homenagem que “peca por tardia”.

O realizador afirmou que “é um orgulho retratar um dos principais responsáveis da (conquista da) liberdade e é suficiente para me sentir muito orgulhoso do que estou a fazer”.

Fernando Salgueiro Maia nasceu em Castelo de Vide, em 1944, fazendo campanhas militares em Moçambique e Guiné-Bissau. A 25 de abril de 1974 comandou a coluna militar que partiu da Escola Prática de Cavalaria de Santarém para ocupar a Praça do Comércio e cercar o Quartel do Carmo, em Lisboa.

Sérgio Graciano trabalha no audiovisual há mais de duas décadas e conta com trabalhos como: “Assim Assim”, de 2012, e “Chegar a Casa” ou “Auga Seca” em 2021.

 

Termos relacionados Cultura
(...)