Estivadores regressam à luta em Setúbal e Lisboa

O incumprimento do contrato coletivo por parte da empresa do grupo turco Yilport levou o sindicato a anunciar um pré-aviso de greve ao trabalho suplementar. No Porto de Lisboa, o pagamento dos salários em prestações também pode levar à greve.
Estivadores de Setúbal
Estivadores de Setúbal. Foto SEAL/Facebook

O braço de ferro entre os estivadores de Setúbal e a empresa Sadoport, do grupo turco Yilport, conheceu um novo capítulo esta sexta-feira, com o anúncio de um pré-aviso de greve de duas semanas ao trabalho suplementar para aquela empresa.

Em causa, segundo o presidente do Sindicato dos Estivadores e Atividade Logística (SEAL) disse à agência Lusa, está “o incumprimento do CCT pela empresa Sadoport, do grupo Yilport, o qual recusa cumprir as disposições do CCT que garantem uma distribuição equitativa do trabalho portuário pelos trabalhadores eventuais". Há vários meses que os estivadores denunciam a contratação de trabalhadores fora do contingente de eventuais ao serviço das empresas do porto de Setúbal, protegidos pelo acordo assinado no final de 2018 para terminar a greve prolongada que paralisou aquele Porto.

"A greve dos trabalhadores do Porto de Setúbal conta com a solidariedade dos estivadores do Porto de Lisboa que, em plenário realizado na quinta-feira, decidiram não operar qualquer navio ou carga desviados de Setúbal para Lisboa", acrescentou António Mariano.

No caso do Porto de Lisboa, as empresas portuárias “não só não estão a cumprir o acordo que previa a aplicação de um aumento salarial de 4% em 2018 e uma atualização de 1,5% em 2019, como estão a pagar os salários a prestações”, denuncia António Mariano.

“Ao longo dos últimos 16 meses, os trabalhadores do Porto de Lisboa receberam os salários em 46 prestações, o que consideramos ser uma situação insustentável e que não se pode prolongar", acrescentou o líder do SEAL, prevendo que o plenário da próxima segunda-feira possa aprovar formas de luta que se estendam a outros portos nacionais.

Termos relacionados Sociedade