Escândalo nos lares em França: Grupo Orpea demite diretor

31 de January 2022 - 13:44

Uma investigação jornalística expôs as práticas do maior grupo europeu de lares de idosos para maximizar os lucros à custa de utentes e trabalhadores.

PARTILHAR
Foto de Paulete Matos

O grupo Orpea, um dos maiores do mundo dos cuidados a terceira idade, com 1.150 lares e mais de 115 mil camas, anunciou no domingo a saída do seu diretor-geral, Yves Le Masne. A demissão surge na sequência da publicação do livro “Os Coveiros”, uma investigação jornalística de Victor Castanet aos negócios do grupo, que viu alguns extratos publicados no Le Monde.

No livro é exposto como o grupo procura maximizar os seus lucros em lares como o situado em Essone, a 60 quilómetros a sul de Paris, que apesar de cobrar entre 6.500 e 12 mil euros mensais por quarto sujeita residentes e trabalhadores ao racionamento de cuidados de higiene, assistência médica e até refeições.

O livro fala ainda de como as irregularidades, quer em matéria de segurança e higiene, quer nos próprios contratos de trabalho e planos de turnos dos funcionários, eram resolvidas pouco antes da chegada das raras inspeções, para as quais o grupo era alertado com antecedência.

A forma como algumas multinacionais estão a transformar os lares de idosos num negócio de milhões em detrimento de trabalhadores e utentes ficou igualmente exposta no ano passado numa investigação do consórcio de jornalistas Investigate Europe, que também referia a Orpea, empresa presente em Portugal com nove lares e 700 camas. A investigação revelou também como estas empresas, que recebem fundos públicos, transferem receitas para offshores de forma a não pagarem os seus impostos.

Termos relacionados: Internacional