You are here

Entreposto Nissan de Lisboa não garante proteção dos trabalhadores

Segundo denúncias recebidas no despedimentos.pt, a administração do espaço não tem medidas de higiene e segurança face à pandemia e terá omitido mesmo aos trabalhadores a existência de dois casos de covid-19 em junho.
Foto do entreposto de Lisboa da Nissan. Fonte: Despedimentos.pt.
Foto do entreposto de Lisboa da Nissan. Fonte: Despedimentos.pt.

A plataforma de recolha de denúncias laborais, despedimentos.pt, recebeu denúncias sobre as condições de trabalho no Entreposto de Lisboa da Nissan, que tem serviços de stand de automóveis e oficina. Segundo estas, aos trabalhadores não estão a ser dadas “as devidas condições de proteção”.

Para além “de não estarem a ser aplicadas todas as medidas de higiene e segurança no contexto da atual situação sanitária”, as queixas referem que “a administração estará a omitir casos confirmados de covid-19”. Estes relatos indicam, pelo menos, “duas situações de trabalhadores que contraíram a doença, ainda durante o mês de junho, sem que a administração tenha alertado o conjunto dos funcionários e tomado as devidas medidas preventivas”.

Há ainda outras questões abordadas nas denúncias. Como, por exemplo, que “a empresa está sem médico de Medicina do Trabalho, que cessou funções precisamente no início da crise sanitária e não foi ainda substituído – algum acompanhamento é feito apenas, de forma irregular, por um enfermeiro”.

Outras medidas não estão a ser cumpridas: “os relatos falam na não utilização de máscaras por alguns trabalhadores e no facto de não ser conhecida a existência de um Plano de Contingência para acautelar o risco no atual contexto sanitário, conforme é preconizado que seja desenvolvido e aplicado nas empresas”.

O Entreposto de Lisboa-Nissan, localizado nos Olivais, em Lisboa, é um concessionário da Entreposto Auto. Fundada em 1967, esta empresa dedica-se à venda e reparação de automóveis, fazendo parte do conhecido grupo Entreposto, com negócio em áreas como a venda e reparação de automóveis, o imobiliário ou os seguros.

Termos relacionados Sociedade
(...)