You are here

Docentes da Faculdade de Letras contra praxe na Universidade de Coimbra

Em carta aberta dirigida ao reitor da Universidade, 40 professores criticam a decisão do Conselho de Veteranos no sentido de manter a praxe em contexto de crise pandémica e pedem uma posição de "maior firmeza" para impedir a sua realização.
Foto de Bruno Cabral.

Na missiva, a que a agência Lusa teve acesso, os professores exortam o reitor da Universidade de Coimbra (UC), Amílcar Falcão, e os membros do Conselho Geral a adotarem “posições de maior firmeza que impeçam a realização de praxes no período de pandemia".

Os docentes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) recordam que foi feito um esforço significativo por parte de toda a comunidade para que o ano letivo "possa decorrer com a normalidade possível".

"A decisão de um grupo de estudantes sem qualquer representatividade democrática ou institucional de manter atividades que, pelo seu próprio cariz, nomeadamente suscitando entusiasmos que contrariam as regras e os conselhos das autoridades sanitárias, criam injustificadamente fortes situações de risco, parece-nos merecer das autoridades universitárias uma posição firme de distanciamento", lê-se na carta.

Os professores defendem, inclusive, a anulação da praxe "em qualquer lugar, na linha, aliás, do que aconteceu com as autoridades de outras instituições universitárias em contexto pandémico, nomeadamente a Universidade de Lisboa".

"Não surpreende que quer a comunidade universitária, quer a comunidade local, quer o país, estranhem, por um lado, os sacrifícios que lhes são exigidos e, por outro lado, a permissividade em relação a atividades de alto risco, como a praxe, cuja realização não se reveste de nenhuma utilidade e poderá acarretar enormes danos, podendo até pôr em causa o decorrer do ano letivo, prejudicando docentes, estudantes, famílias e a cidade", enfatizam.

Termos relacionados Sociedade
(...)