You are here

Diretor-geral da DGAV demite-se após desastre em Santo Tirso

O responsável máximo no país pela veterinária pediu a demissão depois de duras críticas sobre a atuação da Direção-Geral da Alimentação e Veterinária na gestão dos canis ilegais. Maria Manuel Rola alerta que o Ministra da Agricultura também tem responsabilidade. 
Foto divulgada na página de Facebook de Um activismo por dia.
Foto divulgada na página de Facebook de Um activismo por dia.

O diretor-geral da Alimentação e Veterinária, Fernando Bernardo, pediu a demissão no dia 21 de julho, confirmou a TSF esta terça-feira, tendo o pedido sido aceite pelo Ministério da Agricultura.

O responsável não irá, assim, prestar declarações na Assembleia da República esta semana, como previsto no requerimento do Bloco de Esquerda aprovado no passado dia 21 de julho.

No cargo desde 2016, a atuação da DGAV na fiscalização de canis ilegais ou do transporte de animais vivos vinha sendo duramente criticada.

A implementação da Lei n.º 27/2016, em particular, sofreu duros reveses com a fraca intervenção da direção-geral em adotar as políticas definidas pela lei, nomeadamente no que respeita à esterilização de animais.

Acabamos de aprovar o nosso requerimento para ouvir entidades estatais com competências na prevenção no incêndio,...

Publicado por Maria Manuel Rola em Terça-feira, 21 de julho de 2020

Em 2018, a deputada Maria Manuel Rola alertava em pergunta escrita ao governo, e à DGAV, sobre os canis ilegais de Santo Tirso, não tendo sido tomada qualquer iniciativa por parte deste organismo desde então. Na pergunta, a deputada exigiu “responsabilidades criminais e políticas” sobre o “laximos de anos” em torno da questão.

Em março de 2018 o Bloco de Esquerda já alertava para a situação deste e do outro abrigo. A DGAV sempre sacudiu a água...

Publicado por Maria Manuel Rola em Domingo, 19 de julho de 2020

Num e-mail enviado aos colegas, a que TSF teve acesso, escrito pela Directora de Serviços de Alimentação e Veterinária da Região Norte, a comunicar a demissão, Fernando Bernardo deixa um agradecimento a todos os trabalhadores pela sua "dedicação, exigência e rigor", formulando votos para que "o futuro possa trazer tudo o que não foi possível alcançar nos últimos quatro anos".

Termos relacionados Sociedade
(...)