You are here

Dia Nacional da Pessoa Cigana

Neste dia 24 de junho, destacamos as comunidades ciganas, lembrando que não há “nós” e “eles”, mas não esquecendo que a discriminação é forte na sociedade portuguesa e que mais de três mil famílias ciganas têm necessidade de realojamento.
Dia Nacional da Pessoas Cigana em Portugal - 24 de junho
Dia Nacional da Pessoas Cigana em Portugal - 24 de junho

O Dia Nacional da Pessoa Cigana é comemorado em Portugal a 24 de junho e no Brasil a 24 de maio.

O Dia Internacional da Pessoa Cigana celebra-se a 8 de abril, desde 1971.

De entre as difíceis condições em que vivem as comunidades ciganas, destacamos as difíceis condições de Habitação em que vivem.

Mais de 3.012 famílias vivem em barracas e acampamentos

De acordo com o estudo das condições de habitação das comunidades ciganas em Portugal, do IHRU, realizado em 2013/2014, 1 existem em Portugal cerca de 37.346 pessoas ciganas, constituindo cerca de 9.4182 famílias. Estas famílias habitam em 9.155 alojamentos e representam cerca de 0,35% da população do país.

48% das famílias ciganas habitam em 3.516 alojamentos de habitação social, representando cerca de 3% deste tipo de alojamento.

Segundo dados dos Censos do INE, 6.612 famílias residem em alojamentos não clássicos. Desses alojamentos considerados como não clássicos (ou seja, barracas, acampamentos ou alojamentos móveis), 37% são habitados por famílias ciganas.

No total, haverá cerca de 3.012 famílias ciganas que vivem em alojamentos não clássicos, ou seja têm necessidade de serem realojados.

No global, e de acordo com os dados deste estudo, as famílias ciganas representam 0,35% da população e cerca de um terço dessas pessoas vive em barracas ou acampamentos, ou seja em condições degradadas de sobrevivência.

No Instagram divulgamos um provérbio cigano, salientamos que “os ciganos são portugueses” e lembramos que a discriminação continua a ser forte na sociedade portuguesa:

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Hoje é o Dia Nacional das Pessoas Ciganas. . . Os ciganos são portugueses. Não há "nós" e "eles". Fazem parte do nosso povo e da nossa cultura há mais de 5 séculos. No entanto, a discriminação ainda é demasiado forte na sociedade portuguesa. Num estudo realizado pelo ISCTE, cerca de 70% das crianças e jovens ciganas do 1º ao 12º ano afirmaram que se sentiam discriminadas na escola. Mas os números do preconceito também são assustadores noutros espaços: supermercados, serviços públicos, procura de emprego, hospitais, cafés, transportes... . . Também na procura de casa a exclusão é evidente. 32% da comunidade cigana vivem em habitação não clássica - barracas, tendas, carrinhas. É comum ouvir-se "há casas para os ciganos mas não há casas para os portugueses", mas mais uma vez os factos desmistificam o senso comum: as pessoas ciganas vivem em apenas 3% da habitação pública. . . É urgente uma resposta habitacional para todas as pessoas que necessitam de uma casa para viver, especialmente nos tempos pandémicos que vivemos. Como podem as crianças estudar à distância? Como podem as pessoas teletrabalhar? Como é que o contágio é controlado se não há condições na habitação? . . #dianacionaldosciganos #ciganos #ciganas #portugal #habitação #discriminação #xenofobia #racismo #cultura #pessoas #roma #romani

Uma publicação partilhada por Bloco de Esquerda (@esquerda_net) a

 


Notas:

1 Caracterização das condições de habitação das comunidades ciganas residentes em Portugal - IHRU (Instituto de Habitação e Reabilitação Urbana). Este estudo teve caráter pioneiro e abrangeu todo o território nacional. O questionário foi desenvolvido pelo IHRU e pelo ACIDI (agora denominado de ACM – Alto Comissariado para as Migrações) e decorreu em duas fases que se dividiram por 2013 e 2014.

2 O estudo alerta que os municípios de Almada, Cascais, Loures, Porto e Setúbal não apresentaram dados para o estudo, pelo que para esses concelhos foram feitas estimativas.

todas as pessoas têm direito a serem o que quiserem – cartaz da CIG

todas as pessoas têm direito a serem o que quiserem – cartaz da CIG

 

Termos relacionados Sociedade
(...)