You are here

Debate "Radiação nuclear não respeita fronteiras ", 4 de maio no Parlamento Europeu

A iniciativa conjunta de Marisa Matias e Xavier Benito (Podemos) reunirá vários ativistas sociais de diferentes países europeus para discutir os conflitos e riscos transfronteiriços que representam as centrais nucleares.

Marisa Matias e Xavier Benito (eurodeputados do Bloco de Esquerda e Podemos) organizam no próximo dia 4 de maio, no Parlamento Europeu, um debate alargado sobre centrais nucleares que criam conflitos transfronteiriços, como é o caso de Almaraz.

Para Marisa Matias, “a nuvem radioativa de Chernobyl não parou na fronteira ucraniana nem as águas contaminadas de Fukushima se limitaram às costas do Japão. As centrais de energia nuclear apresentam riscos consideráveis não apenas para as pessoas que vivem próximo delas mas também para residentes em áreas distantes. Nesta perspetiva, através dos exemplos das centrais nucleares de Almaraz (Espanha), Fessenheim (França), Doel e Tihange (Bélgica), serão abordados os riscos de conflitos transfronteiriços.”

“Várias queixas foram já apresentadas por diferentes estados-membros. Portugal contra Espanha – temporariamente retirada; Alemanha contra França e Bélgica; queixas que mobilizam os movimentos sociais e perspetivam um futuro europeu livre do risco nuclear.”

A iniciativa conta com Pedro Soares (Bloco de Esquerda), Carmen Ibañez (Podemos Extremadura), Paco Castejón (Movimiento Ibérico Antinuclear), e um representante da Comissão Europeia para falar sobre o papel da instituição no conflito entre Portugal e Espanha. Também Marisa Castro (Foro contra Garoña), Léo Tubbax (Nucléaire stop Kernenergie), com a moderação de Marisa Matias e Xabier Benito.

Artigo corrigido na data da realização (4 de maio em vez de 4 de junho) no dia 28 de abril às 18 horas

Termos relacionados Ambiente
(...)