You are here

Covid-19: Surto na Lisnave subiu de 4 para 12 infetados numa semana

O surto nos estaleiros navais em Setúbal foi identificado a 16 de julho. Dos 72 trabalhadores testados, 12 estão positivos.
Lisnave. Imagem de Osvalgo Gago via commons.wikimedia.org/wiki/User:OsvaldoGago
Lisnave. Imagem de Osvalgo Gago via commons.wikimedia.org/wiki/User:OsvaldoGago

O aumento do número de infetados nos estaleiros navais da Lisnave, em Setúbal, foi confirmado esta quarta-feira pelo subdiretor Geral da Saúde.

Diogo Cruz afirmou que, dos 72 trabalhadores testados até agora, 12 estão positivos e estão entre os que trabalham nas obras de reparação de navios. Da tripulação do navio em reparação, Atlantic Orchard, apenas um tripulante deu positivo. 

Segundo informação da Lisnave, os técnicos que trabalhavam no navio a apresentar os primeiros sintomas terão sido infetados por outro técnico que, por sua vez, foi infetado por fonte familiar.

À agência Lusa o porta-voz da Lisnave, Humberto Bandeira, salientou que, após o primeiro caso confirmado, foram realizados testes a toda a tripulação e a cerca de uma dezena de trabalhadores do estaleiro, que tinham estado em contacto com o navio.

De acordo com o porta-voz, os testes realizados permitiram detetar que havia mais um tripulante contaminado. Foi também detetado um trabalhador do estaleiro com covid-19, mas que, segundo a Lisnave, terá sido contaminado em ambiente familiar, pelo que, no total, foram detetados cinco casos de covid-19.

"Os trabalhadores do estaleiro que tiveram testes negativos vão fazer novos testes, para confirmação do resultado, durante a próxima semana", frisou, reiterando que a empresa continua a laborar normalmente e a cumprir todas as regras de prevenção da propagação da pandemia estabelecidas pela Direção-Geral da Saúde.

Termos relacionados Covid-19, Sociedade
(...)