You are here

Chumbos: socialmente injustos, regionalmente assimétricos e caros

Relatório da CNE apresenta o retrato da medida de retenção de alunos no país. Brederode dos Santos afirma que chumbos são ineficazes e injustos.
Foto de Juan Carlos Mejía/Flickr

Os chumbos já não são o que eram, mas continuam a ter as mesmas funções sociais. O relatório anual do Conselho Nacional de Educação, intitulado "Estado da Educação 2017", mostra que a medida de retenção de alunos atingiu no ano passado o número mais baixo da última década. Ainda assim, Maria Emília Brederode dos Santos, presidente do CNE, considera que a percentagem de recurso a esta medida continua a ser "mais alta do que deveria ser e mais alta do que nos outros países".

A especialista em educação alega que a medida é "cara e ineficaz" e apresenta como alternativa o exemplo da tutoria por pares. A este propósito, Brederode dos Santos critica ainda a existência do 2º ciclo, uma "originalidade portuguesa", assinalando que nas transições deste ciclo há um aumento de retenções.

O estudo mostra que os chumbos incidem principalmente sobre estratos socioeconómicos mais baixos, que atingem mais os rapazes do que as raparigas e que são mais comuns em regiões como o baixo Alentejo.

Termos relacionados Sociedade
(...)