You are here

Castro Marim: Incêndio já afetou 9 mil hectares

O incêndio, que continua ativo, já passou para os concelhos de Vila Real de Santo António e Tavira. Regista uma taxa de expansão de 650 hectares por hora.
Incêndio de Castro Marim - Foto de Bombeiros de Albufeira | Facebook

Continua ativo o incêndio que deflagrou no concelho de Castro Marim nesta segunda-feira e já afetou 9 mil hectares, atingindo também os concelhos vizinhos de Vila Real de Santo António e Tavira, segundo a Lusa.

Este incêndio é combatido por mais de 600 bombeiros e quatro meios aéreos. O comandante das operações, Richard Marques, referiu esta terça-feira que foi registada uma “taxa de expansão de 650 hectares por hora”.

Richard Marques informou que o fogo se estendeu “de forma fulminante”, acrescentando que “lavrou com muita intensidade, atingindo um perímetro de 43 quilómetros, numa área afetada de cerca de 9 mil hectares”. Acredita-se que o potencial deste incêndio é de 20 mil hectares afetados.

Contudo, o comandante afirmou que, apesar das difíceis condições meteorológicas, foi possível durante a noite “executar o plano estratégico de ação” e que durante a manhã de terça-feira esteve a ser consolidado o objetivo de “sustentar a capacidade de travar” a progressão do incêndio. O cenário é “desafiante”, referiu Richard Marques, já que o quadro meteorológico “será similar” ao de segunda-feira.

Já se contabilizam danos materiais, com habitações e culturas agrícolas atingidas, e um bombeiro ferido sem gravidade. De acordo com as autoridades, o fogo obrigou ao desalojamento preventivo de 81 pessoas e foi necessária a evacuação de um canil com quase 200 animais.

 

 

Termos relacionados Sociedade
(...)