You are here

Canil de Santo Tirso: houve um “laxismo inadmissível” diz Maria Manuel Rola

População e voluntários entraram no canil de Santo Tirso e estão a retirar animais que sobreviveram ao incêndio. Em 2018, o Bloco já denunciava a falta de condições do canil. Agora, o partido vai chamar ao Parlamento o ministro Administração Interna, a ministra da Agricultura e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária.
incêndio canil de santo tirso
Foto de Afada ong | Facebook

A população e voluntários entraram no canil de Santo Tirso para resgatar os animais que sobreviveram ao incêndio da passada noite que deflagrou na freguesia de Sobrado, no concelho de Valongo, e depois passou para o concelho de Santo Tirso, na freguesia da Agrela.

Em declarações ao Esquerda Net, Catarina Ferraz, que esteve no local no momento em que as pessoas começaram a resgatar os animais feridos, refere que “há cães e gatos queimados por todo o lado” e que a população acabou por “entrar para levar os animais que ainda estavam vivos”. Catarina afirma que “é uma situação muito triste”. 

Em março de 2018, o Bloco de Esquerda dirigiu uma pergunta ao Ministério da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, onde denunciava que dois abrigos, da responsabilidade de duas associações de bem-estar animal, não tinham as condições necessárias para albergar 230 animais no total. Esta situação foi confirmada pelas autoridades competentes, nomeadamente o Núcleo de Proteção Animal do Destacamento Territorial de Santo Tirso, que verificou que “ambos os abrigos não se encontravam legalizados” e que “as instalações não conferiam condições de bem-estar animal ou saúde pública necessária à manutenção dos animais nestes espaços.”

A Associação Cantinho das Quatro Patas de Santo Tirso, em 2018, detinha 150 cães e o Abrigo de Paredes 80 animais. 

Maria Manuel Rola, deputada do Bloco, lembrou que quando “em março de 2018, o Bloco de Esquerda já alertava para a situação deste e do outro abrigo, a DGAV [Direção-Geral de Alimentação e Veterinária] sempre sacudiu a água do capote, mas como entidade estatal para o bem-estar animal tem de ser responsabilizada e o médico veterinário de Santo Tirso como representante desta entidade no terreno”.

A deputada pensa que "é inadmissível o laxismo e passa culpa de anos. Aqui há responsabilidades criminais, mas também políticas do poder local e central”.

O Bloco anunciou ainda entretanto que quer ouvir no Parlamento o ministro da Administração Interna, a ministra da Agricultura e a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária sobre o sucedido.

Termos relacionados Sociedade
(...)