You are here

Bloco de Esquerda denuncia notícias falsas e consegue reposição da verdade

Diversos deputados de direita e extrema-direita lançaram uma campanha de notícias falsas, mentindo sobre as posições assumidas no Parlamento Europeu, onde o Bloco votou a favor da resolução de condenação da invasão russa. O DN também participou no coro, mas acabou por repor a verdade.
Bloco de Esquerda denunciou notícias falsas e conseguiu reposição da verdade
Bloco de Esquerda denunciou notícias falsas e conseguiu reposição da verdade

O eurodeputado José Gusmão aponta no twitter que “nos dias anteriores e no próprio dia da votação, @runroc (IL), @RbaptistaLeite (PSD), @AndreCVentura (Chega) e @NunoMeloCDS (CDS) fizeram publicações sobre a votação do Programa de assistência macrofinanceira à Ucrânia, ocorrida 14 dias antes”. Baptista Leite, Ventura e Nuno Melo “não referem a data da primeira votação ou sequer que ocorreu antes da guerra. Pelo contrário, apostam ativamente na descontextualização e na transmissão da ideia de que se trata da resposta do Bloco à guerra”.

José Gusmão denunciou e respondeu no twitter:

O Expresso refere as respostas de José Gusmão, confirmando que os eurodeputados do Bloco, como noticiámos no esquerda.net, votaram a favor da resolução de condenação da invasão russa. E que os eurodeputados bloquistas abstiveram-se numa votação feita dez dias antes da invasão russa, a 14 de fevereiro, que José Gusmão explica ao Público com o facto de a assistência financeira da UE à Ucrânia existir desde 2014, a que se juntou “depois também [a] do Fundo Monetário Internacional, e [que] é basicamente um programa do tipo dos memorandos da troika”, com “conjuntos de reformas estruturais e restrições à politica económica”.

Marisa Matias escreveu no facebook, num post com o título “Farta de mentiras”, que os eurodeputados do Bloco votaram a favor da condenação da invasão da Ucrânia. “Está intencionalmente a confundir-se a votação do Bloco com um programa de assistência financeira que vem desde 2014, cujos votos foram todos anteriores à invasão, e que impõe ao povo ucraniano medidas draconianas e austeridade. É uma jogada da direita, confortável com este tipo de programas de assistência e com programas tipo troika, que vai buscar estes votos anteriores à invasão para confundir e fazer crer que nos recusamos a prestar auxílio. Não é verdade!”

 

Direito de resposta, o Bloco exigiu ao Diário de Notícias o direito de resposta, face a um editorial em que a subdiretora Joana Petiz criticava a posição do Bloco de Esquerda face à guerra na Ucrânia, baseada em três mentiras. A resposta do Bloco pode ser lida aqui: https://www.facebook.com/Blocodeesquerdaoficial/posts/319414090219340

Sobre a resposta do Bloco, Pedro Filipe Soares escreveu:

Fabian Figueiredo refere “a subdiretora Joana Petiz conseguiu escrever um texto que truncava todas as posições do Bloco sobre a invasão russa e aponta: “A correção que foi obrigada a fazer fala por si”:
 

 

Termos relacionados Política
(...)