Adidas quer despedir 300 trabalhadores na Maia

18 de October 2022 - 10:39

Após ter anunciado lucros de 776 milhões de euros no primeiro semestre, a empresa de vestuário desportivo quer deslocar para fora de Portugal os serviços instalados no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia.

PARTILHAR
Edifício ocupado pela Adidas na Maia foi inaugurado em 2020. Foto Tecmaia.

A multinacional do vestuário desportivo anunciou que irá despedir 300 trabalhadores do seu Global Business Services Porto, instalado no Parque de Ciência e Tecnologia da Maia (Tecmaia).

Em resposta à agência Lusa, a empresa confirmou que "no futuro, algumas tarefas vão passar a ser desenvolvidas em locais fora de Portugal e, num segundo momento, vão ser criadas novas responsabilidades na estrutura do Porto”, até agora responsável pelos serviços de faturação e gestão de pessoal no grupo multinacional.

"Tudo aconteceu de forma súbita, afetando praticamente todos os cargos no hub do Porto - TecMaia de forma transversal, desde os cargos de nível de entrada até à gestão", disse ao Jornal de Notícias um dos funcionários afetados. A dispensa foi anunciada aos trabalhadores pelo vice-presidente Mui Florence "de forma absolutamente desumana, tratando-a friamente como uma 'decisão de negócios justificada' e 'uma forma de reduzir custos e cumprir as metas financeiras de 2025', mesmo vendo o staff visivelmente chocado e muitas pessoas a chorar".

Os funcionários dizem ao JN que "nenhuma compensação será paga, pois as funções foram formalmente tratadas como extintas" em Portugal, podendo vir a transferir-se para a Índia com salários mais baixos.

Sindicatos e Câmara da Maia foram apanhados de surpresa pela decisão, tal como a própria empresa municipal que gere o Tecmaia. À Antena 1, o administrador Inácio Fialho de Almeida manifestou a sua estranheza com esta decisão, referindo que "ainda a semana passada tinham aberto uma aquisição de 50 postos de trabalho". A Tecmaia inaugurou em 2020 um novo edifício no recinto, totalmente ocupado pela "Global Business Services" da Adidas.

No início de agosto, a Adidas anunciou lucros de 778 milhões de euros no primeiro semestre do ano, com o volume de negócios a crescer 5,2% para 10.897 milhões de euros.