Cidades Amigas dos Animais

Por Maria Manuel Rola, Alexandra Pereira e Jorge Gouveia Monteiro, que estarão no Fórum Socialismo 2018, a realizar-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

27 de agosto 2018 - 16:28
PARTILHAR
O Fórum Socialismo 2018 realiza-se no primeiro fim de semana de setembro na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Leiria.

Esta mesa tem o objetivo de convergir forças na luta animalista e avançar a discussão de políticas públicas para fomentar o bem-estar e direitos dos animais nas nossas cidades, assim como pistas para incrementar uma perspetiva que recuse a exploração capitalista dos animais.

Esta é uma luta política que veio para ficar. Tanto em Portugal como na Europa existem alguns avanços legislativos, que não escondem - muito pelo contrário - o atraso nas nossas cidades em avançar com medidas que respondam ao progresso no nosso relacionamento com os animais.

Várias têm sido as mobilizações em torno do bem-estar animal a nível nacional, desde as condições de produção e transporte de animais para alimentação, a utilização de animais em espetáculos - como a tauromaquia ou os circos - e por estratégias para reduzir o abandono e abate de animais e que promovam o controlo da população.

Desde a lei contra os maus tratos a animais, ao estatuto jurídico ou à lei do não abate e às diferentes iniciativas em Viana do Castelo, Évora, Sintra, Funchal, o Bloco de Esquerda tem estado na linha da frente desta discussão e quer apontar ainda mais caminhos construídos em reflexão com pessoas envolvidas diariamente nestes processos. Nesta mesa abordaremos estas lutas e que pacote de propostas poderemos avançar em cada um dos municípios. Os avanços na opinião pública, organizativa e política recentemente garantidos com o estatuto jurídico dos animais e a lei contra os maus tratos a animais domésticos, foram já algumas vitórias, mas muito há a fazer para termos verdadeiras cidades amigas dos animais.

Termos relacionados: Fórum Socialismo 2018Animais