Zero questiona opções de financiamento do Ministério do Ambiente

A Zero critica as opções de financiamento do Ministério do Ambiente, nomeadamente em relação aos grandes eventos musicais que têm recebido o selo de “Festival Verde” e pede que os critérios sejam repensados em 2017.
"Em 2015 apenas 28 por cento dos resíduos foram reciclados", afirma a Zero

A associação ambientalista afirma em comunicado que “analisou em pormenor a aplicação de receitas do Fundo Ambiental para o ano de 2017" e concluiu que, apesar da generalidade das prioridades definidas serem aceitáveis, algumas opções políticas são “questionáveis ou mesmo reprováveis”.

Em relação aos projetos do próprio Ministério do Ambiente, a associação questiona os cinco milhões de euros que vão ser gastos para “garantir a sustentabilidade das entidades gestoras de serviços de abastecimento de água e saneamento para financiar os custos acrescidos por mais uma reorganização do Grupo Águas de Portugal e os maus resultados da inconstância das políticas públicas”.

Os projetos apoiados pelo Ministério do Ambiente que merecem criticas mais veementes por parte da Zero levantando um conjunto de dúvidas sobre o seu sentido são aqueles que se prendem com a “área dos resíduos e do financiamento de ações ambientais em festivais de música, com a atribuição de um selo de “ Festival Verde”, decisões estas que para aquela associação são “questionáveis e reprováveis”.

“O Ministério do Ambiente decidiu, de forma pouco sensata, apoiar os festivais de música com as verbas do Fundo Ambiental. A ZERO manifesta a sua total discordância com esta opção de gastar um terço das verbas destinadas à sensibilização ambiental subsidiando os festivais, não só porque estes eventos, em geral, já promovem iniciativas de sensibilização, mas também porque esta é claramente uma matéria da responsabilidade social e ambiental das empresas que os realizam, sem que haja necessidade de cofinanciamento com dinheiros dos contribuintes”, sublinha o comunicado da associação.

Incentivar a reciclagem

Neste sentido, os ambientalistas manifestam a sua discordância em relação ao facto de serem retirados 3,4 milhões de euros da Taxa de Gestão de Resíduos cobrada aos municípios com o intuito de promover medidas que se inserem no âmbito da responsabilidade social das empresas, quando deviam ser empregues para cumprir os objetivos a que a taxa se direciona, como os incentivos à reciclagem, dado que em 2015 apenas 28 por cento dos resíduos foram reciclados.

Em relação ao setor energético, “a ZERO considera que deve ser esclarecido que parte do défice tarifário é que vai ser apoiada pelo Fundo Ambiental”; lê-se no documento que realça ainda a oposição daquela associação em relação “à a aplicação do dinheiro público para colmatar o défice tarifário no setor da eletricidade associado ao uso de combustíveis fósseis, que são subsidiados mais que as energias renováveis e agravam o preço da eletricidade”.

A finalizar, os ambientalistas exortam o Ministério do Ambiente a redirecionar a aplicação de verbas para áreas tidas como prioritárias, como a recolha seletiva e também a transição do país para o recurso a energia 100% renovável.