Varoufakis entrega gravações secretas do Eurogrupo ao parlamento, mas o presidente não aceita

O ex-ministro das Finanças entregou ao parlamento grego um envelope contendo as gravações que fez nas reuniões do Eurogrupo em que participou. Mas o presidente do parlamento recusou-se a aceitar.
Yanis Varoufakis.
Yanis Varoufakis. Foto Barcelona en Comú/Flickr

“O parlamento não vai arcar com as responsabilidades de Varoufakis”, afirmou Kostas Tasoulas, o presidente do parlamento da Grécia, do partido da direita Nova Democracia, para justificar a devolução do envelope que contém as gravações das reuniões do Eurogrupo em que participou Yanis Varoufakis.

O antigo ministro das Finanças e atual deputado no parlamento grego pelo partido Mera25 continua a ser confrontado em quase todos os debates com a sua prestação nas reuniões do Eurogrupo durante a crise do euro no primeiro semestre de 2015. Esta sexta-feira não foi exceção e Varoufakis entregou o envelope ao presidente do parlamento, afirmando que a divulgação do conteúdo das reuniões do Eurogrupo “irá privar-vos do direito de mentir” e confirmar o seu argumento de que o Eurogrupo queria de facto humilhar a Grécia.

Em comunicado, o Mera25 afirma que a recusa de Tasoulas “confirma que a barreira de opacidade do Eurogrupo serviu e ainda serve a muita gente, enquanto a verdade a transparência os amedronta”. O partido de Varoufakis defende que “todos os cidadãos europeus têm o direito ao acesso direto a declarações, dialogos e decisões que moldam o seu futuro”.

Varoufakis negociava então em nome do governo do Syriza, liderado por Alexis Tsipras, e não se coibia de dizer em público o que se passava lá dentro: as reuniões limitavam-se a cumprir um guião escrito pelo ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, com o resultado das discussões fixado de antemão e sem que fosem debatidas as causas que levaram ao novo default do pagamento da dívida grega.

A atitude de Varoufakis indignava os restantes ministros das Finanças alinhados com as posições de Berlim, e a pressão política para o seu afastamento das negociações deu frutos após o referendo em que os gregos se pronunciaram contra o acordo proposto pela UE. Alexis Tsipras acabaria por assinar um acordo muito semelhante e convocar eleições das quais saiu vencedor, mas já sem Varoufakis ao leme das finanças do país e das negociações em Bruxelas.

Desde a sua demissão, Varoufakis já escreveu livros, participou em documentários e deu inúmeras conferências sobre a sua passagem pelo Eurogrupo naquele período crítico para a Grécia. Esses episódios são também contados no mais recente filme do cineasta Costa-Gravas, “Comportem-se como adultos” [“Adults in the Room” no original, baseado no livro homónimo de Varoufakis, cujo título remete para as palavras da ex-líder do FMI e atual presidente do BCE, Christine Lagarde, para criticar o antigo ministro das Finanças da Grécia].

Termos relacionados Internacional