Habitação

Valor das rendas voltou a subir em agosto

13 de setembro 2024 - 10:25

Rendas de habitação sobem em agosto face ao período homólogo no ano anterior mas também face ao mês anterior. Madeira é a região que regista a maior subida.

PARTILHAR
Fachada de prédio
Fotografia de Paulete Matos

Depois de quatro meses em que as rendas se mantiveram relativamente estáveis, agosto registou novamente um aumento nos preços de arrendamento, segundo os dados divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Todas as regiões do país apresentaram “variações homólogas positivas”. A taxa de variação homóloga compara o nível da variável, neste caso o preço das rendas de habitação, entre o período de referência corrente (Agosto) e o mesmo período do ano anterior.

O valor do metro quadrado em Portugal registou uma variação homóloga positiva de 7,2%, o maior aumento desde dezembro de 1994. A região que registou o aumento mais elevado face ao ano anterior foi a Madeira, com um crescimento percentual de cerca de 7,7%.

A variação homóloga das rendas por metro quadrado estava situada em 7,1% desde abril, mês em que essa variação passou dos 7%, o que não acontecia há quase 30 anos, segundo avança o Negócios.

Em termos mensais, no entanto, registou-se uma aumento no valor médio das rendas por metro quadrado de cerca de 0,4%. É o mesmo aumento que se registou no mês passado, e o INE sublinhou que não há nenhuma região com variação negativa, isto é, com descida do preço das rendas.

Também na média dos últimos 12 meses se regista uma tendência no aumento das rendas pagas pelos inquilinos. Os dados do INE para a inflação já tinham indicado que no próximo ano os senhorios poderão aumentar as rendas até 2,16%.