Está aqui

Um dia após vitória dos independentistas, Alemanha chantageia Catalunha

Porta-voz do governo alemão veio a publico afirmar a sua oposição à independência da Catalunha e avisou que lei espanhola e tratados da União Europeia são para ser cumpridos.
Os partidos independentistas da Catalunha ganharam as eleições autonómicas de domingo na região, conseguindo a maioria dos assentos no parlamento regional.

“Apesar de tudo o que está a acontecer neste momento, estamos convencidos de que o mais importante é manter o cumprimento da lei, tanto no que respeita aos tratados da União Europeia, como a lei nacional, ou seja, a Constituição espanhola", afirmou esta segunda-feira em conferência de imprensa, em Berlim, o porta-voz do Governo alemão, Steffen Seibert

O porta-voz, na prática, reiterou aquilo que a chanceler alemã, Angela Merkel, já tinha declarado antes das eleições, quando - com Mariano Rajoy ao lado - realçou a importância dos tratados europeus, na medida em que estes garantem a integridade territorial e a soberania dos Estados-membros.

Seibert insistiu ainda que a Alemanha considera estas eleições um assunto interno de Espanha.

Já a Comissão Europeia, evitou comentar os resultados das eleições na Catalunha, convertidas pelos partidos soberanistas num referendo "de facto" sobre a independência da região.

"A comissão, por princípio, não comenta as eleições regionais. É um tema interno de Espanha", afirmou na conferência de imprensa diária o porta-voz comunitário Margaritis Schinas, citado pela agência espanhola EFE.

O mesmo porta-voz em Bruxelas indicou que "não cabe à Comissão expressar uma posição sobre uma questão de organização interna relacionada com as disposições constitucionais de um Estado-membro".

O presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, foi informado dos resultados das eleições catalãs, mas não manteve "qualquer contacto imediato", na noite de domingo ou esta segunda de manhã, com o Governo espanhol ou com o governo regional da Catalunha, concluiu.

Os partidos independentistas da Catalunha ganharam as eleições autonómicas de domingo na região, conseguindo a maioria dos assentos no parlamento regional.

Junts pel Sí obteve 62 deputados e a CUP passa de três para dez. Ciutadans elegeram 25 e alcançam segundo lugar. Partido Socialista Catalão ficou-se pelos 16 mandatos mas mantém terceira posição. Coligação Catalunya Sí que es Pot sofre resultado dececionante e obtém mesmo número de lugares que PP, que desce de 19 para 11.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Ambiente
(...)