GREVE

Trabalhadores dos TST decidem continuar luta por aumentos salariais

09 de maio 2024 - 15:04

A greve desta quinta-feira conta com uma adesão acima dos 90%, segundo o sindicato. Em plenário, decidiram marcar dois dias de greve por mês até que a administração aceite um aumento salarial mínimo de 80 euros e 9,60 euros de subsídio de refeição.

Plenário de trabalhadores dos TST
Plenário de trabalhadores dos TST em abril. Foto da CGTP.

Esta quinta-feira é dia de greve e de plenário para os trabalhadores da Transportes Sul do Tejo que tem a seu cargo os transportes coletivos no distrito de Setúbal. A paralisação dura até às três da madrugada de sexta-feira mas logo ao início da manhã era clara a sua dimensão. A Fectrans, Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações, reivindicava uma adesão entre os 90% e 95%.

Depois disso, em plenário, ficou decidido manter a greve para o próximo dia 28, que já tinha sido anunciada, e fazer dois dias de greve em cada mês. As datas destas não ficaram ainda definidas.

A dirigente sindical Sara Gligo justifica a decisão de continuar a luta por não ter havido “qualquer resposta da administração relativamente à proposta de aumento defendida pelos trabalhadores”.

Esta proposta é de um aumento salarial mínimo de 80 euros e 9,60 euros de subsídio de refeição. Reivindicam-se ainda melhores condições de trabalho. Em plenário a 15 de abril, os trabalhadores tinham rejeitado a proposta da empresa: um aumento um mínimo de 60 euros e um subsídio de refeição de 7,30 euros, apenas disponível em cartão de refeição. De seguida, a empresa aplicou um aumento de 5,89% e um subsídio de refeição de 6,78 euros.