Trabalhadores de call center convocam greve para 31 de outubro

Embora assinem contrato com empresas de trabalho temporário, é para as operadoras de telecomunicações que realmente trabalham. Trabalhadores de call center reivindicam a integração nessas empresas e melhores condições de trabalho.
Trabalhadores de call center convocam greve para 31 de outubro

Os trabalhadores de call center que prestam serviços para a Altice, NOS, Vodafone e Nowo convocaram uma greve para o próximo dia 31 de outubro.

Embora representem estas empresas multinacionais, a verdade é que assinam contrato com empresas de trabalho temporário e, por esse motivo, auferem menos de metade dos colegas com as mesmas funções e que pertencem aos quadros das operadoras de telecomunicações.

Os trabalhadores reivindicam a integração nas empresas para as quais trabalham realmente, bem como a garantia de melhores condições de trabalho. Muitos relatam trabalhar em instalações com pouca higiene, infestadas de pulgas e baratas, com cadeiras desadequadas para quem passa oito horas por dia sentado à frente de um computador, tendo também de receber permissão para sair do respetivo posto para ir à casa de banho.

A decisão de paralisação foi tomada em plenário de sindicatos da FECTRANS – Federação de Sindicatos dos Transportes e Comunicações.

“Os prémios são uma ilusão”, esclareceu o sindicalista Daniel Negrão, no plenário, uma vez que “os objetivos definidos são praticamente inatingíveis".

Os trabalhadores de call center com contratos com empresas de trabalho temporário são considerados trabalhadores indiferenciados, em situação diferente daquela dos colegas que prestam exatamente os mesmos serviços, mas que têm um vínculo laboral com as operadoras de telecomunicações.

“Por exemplo, na Altice, são considerados trabalhadores especializados e podem ter vencimentos a variar entre os 1 300 e os 2 700 euros", garante o dirigente do Sindicato Nacional dos Correios e Telecomunicações de Portugal (SNCTP).

A greve foi decretada por três sindicatos da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP), na sequência de plenários de trabalhadores: SNCTP, Sindicato Nacional dos Trabalhadores das Telecomunicações e Audiovisual (SINTAV) e Sindicato das Indústrias Eléctricas do Sul e Ilhas (SIESI).

Termos relacionados Sociedade