“Não podemos fazer greve já hoje, como alguns queriam. Vamos entregar um pré-aviso para 15 de setembro”, disse na terça-feira à agência Lusa Jaime Ferreira, coordenador do Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL). “Os vencimentos estão todos pagos. Mas o subsídio de férias era para ser pago a 21 de Junho mas não foi, nem em Julho ou Agosto. E não há expectativas que paguem tão depressa”, disse.
Este ano tem sido marcado por atrasos no pagamento das remunerações, o que levou os trabalhadores a fazerem greve “praticamente todos os meses” deste ano. A indignação dos funcionários da empresa municipal de transportes aveirense fá-los regressar a uma nova paralisação, que terá lugar nas duas primeiras horas de cada turno.
Para o STAL, a Câmara “tem responsabilidades acrescidas no processo, pois estamos perante uma empresa municipal com uma larga maioria de trabalhadores do município”. Em declarações ao Diário de Aveiro, Jaime Ferreira recordou a conversa que teve em finais de Julho com o presidente da Câmara, Élio Maia, que lhe transmitiu que ainda recentemente a Câmara tinha transferido 175 mil euros para a MoveAveiro, mas desconhecia se aquela verba seria suficiente para pagar salários e subsídios de férias.