STOP Precariedade, STOP Pobreza, conheça o programa da Contra-cimeira

Um roteiro pelo lado B do Porto, cinema, contacto com pessoas em situação de sem-abrigo, debates sobre trabalho em plataformas e precariedade, justiça económica e trabalho com direitos, lutas pela igualdade e erradicação da pobreza e um comício com José Soeiro, Heinz Bierbaum, Catarina Martins e Sérgio Aires fazem parte do evento.

A seis e sete de maio, no Cinema Passos Manuel, no Porto, o Bloco de Esquerda organiza a “STOP Precariedade, STOP Pobreza”, uma “Contra-cimeira da resistência, do inconformismo e da solidariedade”. Ao mesmo tempo que a cidade acolhe a cimeira dos governantes europeus no âmbito da presidência portuguesa do Conselho de Ministros da União Europeia, dirigentes políticos, sindicalistas, ativistas sociais, cidadãos juntam-se para “debaterem caminhos alternativos capazes de garantir proteção social para todos sem exceção, trabalho com direitos, investimento em políticas públicas de saúde, habitação e cuidados, e uma saída para a crise que opere uma transição social, climática e feminista na Europa”, segundo se pode ler no manifesto da iniciativa.

Está já disponível o formulário de inscrição no evento que culmina com um comício no dia sete, às 21 horas, com o deputado José Soeiro, Heinz Bierbaum (presidente do Partido da Esquerda Europeia), a coordenadora do Bloco, Catarina Martins, e Sérgio Aires, candidato à Câmara Municipal do Porto.

Antes disso, no primeiro dia do evento, a partir das 16 horas, Sérgio Aires vai conduzir os participantes que para isso se inscrevam pelo roteiro “o lado B do Porto cosmopolita: uma história continuada de gentrificação e pobreza no Centro Histórico do Porto”, às 21 horas vai haver uma sessão de cinema apresentada por Bruno Maia e às 22.30, na Praça da Batalha, Sérgio Aires, Susana Constante Pereira e Teresa Bispo contactarão com pessoas em situação de sem-abrigo.

O segundo dia do evento abre as 10 da manhã com uma sessão com Luís Fazenda e Fabíola Cardoso, dirigentes bloquistas, Heinz Bierbaum, presidente do Partido da Esquerda Europeia, e Manon Aubry, co-Presidente do The Left, que estará presente por vídeo-conferência.

Pouco depois, haverá a sessão “Transição digital, trabalho em plataformas e combate à precariedade”, moderada por José Soeiro, na qual se apresentará o mini-documentário: “Estafados: histórias da precariedade normalizada” e participarão na discussão Leïla Chaibi, da França Insubmissa, Felipe Corredor Alvarez e Nuria Soto da Plataforma Riders X Derechos BCN – IAC, Maria da Paz Lima, investigadora na área do trabalho, e Fernando Fidalgo, dirigente STRUP /TVDE.

Da parte da tarde vai-se discutir “Justiça económica, pleno emprego e trabalho com direitos”, uma sessão moderada por Conceição Sereno e que contará com a presença do eurodeputado José Gusmão, do sociólogo Carvalho da Silva, de Nelson Silva da Comissão de Trabalhadores da RTP e do Conselho Nacional CGTP e de Ana Miranda, porta-voz europeia do Bloco Nacionalista Galego. Por vídeo-conferência entrará também Rafael Mayoral, deputado do Podemos.

A seguir as “Lutas pela Igualdade, Proteção social e Erradicação da Pobreza” estarão em debate com moderação de Sérgio Aires e participação de Jordi Estivill, membro da Rede de Economia Solidária da Catalunha, José Manuel Boavida, presidente da Associação Protetora dos Diabéticos em Portugal, Teresa Bispo, coordenadora do NPISA Lisboa e a investigadora Liliana Rodrigues.
A presidente do Grupo de Trabalho Político da European Anti-Poverty Network, Graciela Malgesini, participará no painel por vídeo-conferência.

Os participantes juntar-se-ão à manifestação da CGTP que está marcada para o dia 8 às 15 horas.

Termos relacionados Política