SOS Quinta dos Ingleses manifesta-se contra megaurbanização em Carcavelos

06 de abril 2019 - 10:46

O grupo de cidadãos SOS Quinta dos Ingleses convocou uma manifestação para este domingo para contestar o avanço de um projecto urbanístico junto à marginal, em Carcavelos.

PARTILHAR
Fotografia: página de Facebook do SOS Quinta dos Ingleses
Fotografia: página de Facebook do SOS Quinta dos Ingleses

Os manifestantes irão encontrar-se às 10h30 na Avenida Jorge V, junto à entrada do St. Julian’s School. O grupo já se tinha manifestado contra o empreendimento que prevê a construção de 906 fogos, sem condomínios privados, que deverão ter capacidade para acolher mais de 2300 residentes: em março do ano passado, defenderam a reversão deste mega-empreendimento previsto no Plano de Pormenor do Espaço de Reestruturação Urbanística de Carcavelos - Sul (PPERUCS), ou , pelo menos, a redução da sua área de construção.

No terreno em questão, para além de habitações, deverão nascer um hotel de cinco pisos, espaços comerciais e de serviços e um espaço empresarial. Já para o parque urbano estarão destinados dez hectares. Prevê-se ainda a construção de equipamentos desportivos, um centro paroquial e um centro de dia.

O grupo contesta principalmente os efeitos desta construção em termos de ambiente: “Convocamos esta acção para 7 de Abril, Dia Mundial da Saúde, pois a destruição avassaladora dos espaços verdes de Cascais, constitui uma clara ameaça à saúde e bem-estar de todos, agravando a poluição, o aquecimento global e o avanço do mar, designadamente, na praia de Carcavelos”, refere o movimento de cidadãos em comunicado.

Termos relacionados: Sociedade