Solidariedade com a Noruega, para vencer o ódio

03 de agosto 2011 - 1:37

Uma petição lançada por 22 organizações e colectivos do movimento social e político português está aberta à subscrição pública na internet. O texto alerta para a ameaça das ideologias racistas e xenófobas que promovem o ódio na política e recorda que "as armas precisarão sempre do ódio como munição".

PARTILHAR
Petição Solidariedade com a Noruega. Imagem de Gui Castro Felga

A petição, que está disponível para subscrição aqui, começa por endereçar a solidariedade e condolências aos familiares e camaradas das vítimas e ao povo norueguês.



Os promotores da petição dizem compreender "a ameaça representada por ideologias racistas, xenófobas e fascistas, sobretudo quando encontram eco nos discursos e crenças políticas que nos entram pelas casas dentro todos os dias".



"Quando se vota no ódio e na exclusão, quando líderes políticos põem em causa os valores do multiculturalismo, quando as minorias são transformadas em bodes expiatórios para os erros de sistemas políticos que promovem a exclusão e a discriminação, o ódio passa a ser aceite na política", alerta a petição.



"Responderemos com mais democracia", concluem os promotores, após reafirmarem o seu "compromisso com a luta pelo respeito, diversidade, justiça e paz e por uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva".  



A petição é promovida por vinte e duas organizações: Artigo 21.º, Associação 25 de Abril, Associação Abril, Associação República e Laicidade, ATTAC Portugal, Bloco de Esquerda, Convergência e Alternativa, Crioulidades - Arte e Cultura na Diáspora, Fartos/as d'Estes Recibos Verdes, M12M, Movimento Escola Pública, Não Apaguem a Memória, Opus Gay, Panteras Rosa, PES Portugal, Portugal Uncut, Precários Inflexíveis, Rainbow Rose Portugal, Renovação Comunista, Sindicato dos Professores da Grande Lisboa, União de Mulheres Alternativa e Resistência, Vidas Alternativas.