Sindicatos defendem renacionalização dos CTT

No âmbito de uma quinzena de atividades no setor, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações entrega esta terça-feira um postal ao ministro Pedro Nuno Santos, a favor da renacionalização dos CTT.
FECTRANS apela à renacionalização dos CTT / Fotografia: Paulete Matos

A Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (Fectrans) reivindica a renacionalização dos correios “para benefício da população e dos seus trabalhadores”, de acordo com José Manuel Oliveira, coordenador desta estrutura. No âmbito desta reivindicação, a Fectrans entrega esta terça-feira um postal a Pedro Nuno Santos, Ministro das Infraestruturas e da Habitação.

Esta iniciativa insere-se numa quinzena de esclarecimento que vai envolver plenários, debates e ações de rua por todo o país “em defesa da valorização dos salários e das profissões, dos postos de trabalho e dos direitos dos trabalhadores, pelo combate às desigualdades e à precariedade”, afirma José Manuel Oliveira, acrescentando que “esta será uma forma de agitar o setor, onde as negociações estão paradas ou num impasse”.

Próximas iniciativas

Para os dias 12 e 13 estão marcadas ações de denúncia junto a 'call centers' da Meo, Nos, Vodafone e Nowo.

Os trabalhadores da Transtejo e Soflusa têm uma ação de protesto marcada para dia 13, dia em que decorrerá, na sede da Fectrans, em Lisboa, um debate sobre "Teletrabalho e resposta sindical".

No dia 15 são os trabalhadores do Metro que se reúnem em plenário e está marcado um debate sobre "Plataformas digitais e resposta sindical".

Para dia 16 está marcado um plenário de dirigentes e ativistas sindicais do setor dos transportes e comunicações junto à residência oficial do primeiro-ministro. Também neste dia vai realizar-se uma deslocação de sindicalistas à sede do Governo Regional da Madeira, onde será entregue o caderno reivindicativo do setor.

Termos relacionados Sociedade