Está aqui

Rixa entre grupos de extrema-direita faz seis feridos no Prior Velho

Membros do grupo de motards Hells Angels atacaram o grupo rival liderado pelo neonazi Mário Machado num restaurante nos arredores de Lisboa.
Brasa do Prior
Restaurantes Brasa do Prior e Mesa do Prior, no Prior Velho. Segundo a TVI, os restaurantes são propriedade do irmão de Mário Machado.

Segundo as notícias divulgadas pela TVI, o ataque teve lugar no restaurante Mesa do Prior, no Prior Velho, propriedade do irmão de Mário Machado, onde o grupo fundado pelo neonazi em liberdade condicional estava reunido.

Pouco antes das 13h de sábado, várias viaturas pararam em frente ao restaurante, cortando o trânsito na Rua de Moçambique, e mais de uma dezena de pessoas com os rostos cobertos e armadas com marretas, facas e barras de ferro entraram no restaurante e dirigiram-se ao grupo rival.

Os confrontos começaram dentro do restaurante e terminaram no exterior, com o grupo agressor a deixar o local antes da chegada da polícia e das ambulâncias, que transportaram os seis feridos para dois hospitais de Lisboa.

Os confrontos entre os grupos liderados por Mário Machado e os Hells Angels na disputa de território do tráfico de droga, mulheres e segurança ilegal não são inéditos. Quando liderava o bando Hammerskin, Machado e outros seis membros do grupo foram acusados de associação criminosa, sequestro, roubo, coacção, rapto, posse de arma proibida e ofensa à integridade física qualificada. Em causa estava a extorsão a traficantes de droga, em que o grupo de Machado se apropriava da droga e do dinheiro.

 

Um dos crimes que a acusação imputava a Machado foi precisamente cometido contra um membro dos Hell Angels, que teria sido baleado numa perna pelo neonazi durante um encontro marcado para ajuste de contas em 2008. Mas o código de silêncio vigente para os membros dos Hells Angels levou a vítima a negar tudo.

Após a saída da prisão, Mário Machado criou uma nova organização de extrema-direita, a Nova Ordem Social. Segundo a revista Sábado, fundou também um grupo motard chamado Red and Gold, afiliado ao grupo internacional Los Bandidos. Um dos feridos do ataque deste sábado será um cidadão alemão pertencente a este grupo.

 
 

Num relatório elaborado por Edgar Ferreira da Palma para o Centro de I&D sobre Direito e Sociedade da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa sobre os Hells Angels, pode ler-se que os ramos portugueses do grupo têm “ligações a atividades de extorsão, de agressões violentas, de possível envolvimento em esquemas de segurança privada na noite, de apoio logístico de criminosos procurados internacionalmente, ou mesmo futuramente em redes de tráfico de droga, tráfico de armas e tráfico de seres humanos como já vem sido relatado noutros países da UE”.

Artigos relacionados: 

Termos relacionados Sociedade
Comentários (1)