Está aqui

Rio Lis: “passivo ambiental de muito difícil resolução”

Após visita à Bacia Hidrográfica do Rio Lis, Pedro Soares, presidente da comissão parlamentar de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação, afirmou ter ficado “chocado” com o cenário encontrado. Soares diz estar ali um “passivo ambiental de muito difícil resolução”.
Pedro Soares defende que haja um processo de descontaminação nos solos. Considera-o urgente no âmbito de um “problema ambiental muito complexo”, agravado “pelos efeitos do incêndio do Pinhal de Leiria”.
Pedro Soares defende que haja um processo de descontaminação nos solos. Considera-o urgente no âmbito de um “problema ambiental muito complexo”, agravado “pelos efeitos do incêndio do Pinhal de Leiria”.

Esta terça-feira, uma delegação com representante de todos os grupos parlamentares visitou pontos críticos do Rio Lis, como a ribeira dos Milagres ou os campos do Lis.

Em declarações à agência Lusa, Pedro Soares diz ter ficado “efetivamente chocado com o que se passa nos campos do Lis, nas áreas onde os detritos são depositados: fica tudo queimado à volta. Aquela ideia que isso até pode ser benéfico para valorização dos solos para fins agrícolas não tem sentido”.

A visita serviu para que pudesse ter ficado com “uma perceção muito dura do que se está a passar” naquela região, com “cursos de água completamente poluídos” e “mais de 200 explorações suinícolas a descarregar diretamente, sem tratamento, os seus efluentes”. O deputado afirma que o “passivo ambiental” que está ali a ser criado será “de muito difícil resolução”.

Contudo, admite “algum otimismo” com a resolução assumida, na sexta-feira, pela Assembleia da República, “a recomendar ao Governo que avance para uma iniciativa de criação de uma ETES (Estação de Tratamento de Efuentes Suinícolas), liderada pela administração central”.

Pedro Soares ainda defendeu que seja iniciado um processo de descontaminação nos solos. Considera-o urgente no âmbito de um “problema ambiental muito complexo”, agravado “pelos efeitos do incêndio do Pinhal de Leiria”.

Termos relacionados Ambiente
(...)