Adversário do Brexit e apoiante de um novo referendo sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, Sadiq Khan aproveitou para fazer da noite da passagem de ano londrina — que atraiu milhares de turistas e foi vista por centenas de milhões em todo o mundo na televisão —, uma declaração política de abertura à Europa.
“Na minha opinião, somos uma das maiores cidades do mundo; uma das razões para isso é o contributo dado pelos europeus”, afirmou o mayor de Londres antes do evento. “Julgo que a diversidade é uma força e esta noite é para celebrar essa diversidade”, prosseguiu Sadiq Khan, citado pelo Guardian.
Our #LondonNYE Fireworks last night celebrated our city’s relationship with Europe, sending a message out around the world that #LondonIsOpen. To all EU citizens celebrating the New Year who’ve made London your home — no matter what 2019 brings, you belong here. pic.twitter.com/knfEEqphXn
— Mayor of London (@MayorofLondon) 1 de janeiro de 2019
O lema do espetáculo pirotécnico — “London is Open” — foi dito em sete línguas europeias a seguir à meia-noite. Entre as canções escolhidas para servir de banda sonora aos onze minutos de fogo de artifício constaram temas como “We Are Your Friends”, “Stay” ou “Don't Leave Me Alone”, interpretados por artistas da Irlanda, França, Suécia, entre outros países.
O evento organizado pela Câmara de Londres foi visto como um desafio a Theresa May e ao Brexit, e não tardou muito para virem a público as primeiras críticas: “uma traição à democracia”, disse o deputado conservador Andrew Bridgen ao Sun, acrescentando que a politização da passagem de ano foi um “golpe muito baixo”. Na mesma linha, Roger Helmer, ex-eurodeputado conservador que passou para o UKIP, criticou Khan por “mostrar a bandeira do outro lado” numa altura em que o Reino Unido está envolvido num braço de ferro com Bruxelas em torno das negociações do Brexit. “Será que teria mostrado a bandeira argentina durante a guerra das Malvinas?”, questionou.
Mas nem todos os apoiantes do Brexit deixaram que o espetáculo lhes estragasse a passagem de ano. A prova disso é que o próprio ministro do Brexit, Chris Heaton-Harris, elogiou e agradeceu o fantástico fogo de artifício nas margens do Tamisa:
Amazing Fireworks London!
Thank you!
Have an awesome 2019 everyone!— Chris Heaton-Harris (@chhcalling) 1 de janeiro de 2019
Veja aqui as imagens da BBC do fogo de artifício em Londres: