Realizado o primeiro casamento homossexual

07 de junho 2010 - 11:53

Helena Paixão e Teresa Pires casaram-se nesta segunda-feira na 7ª conservatória de Lisboa, tornando-se o primeiro casal homossexual a contrair matrimónio civil em Portugal.

PARTILHAR

Passados mais de cinco meses desde a tramitação das propostas na Assembleia da República, Presidência e Tribunal Constitucional, foi realizado nesta segunda-feira o primeiro casamento homossexual em Portugal. Com a promulgação da lei pelo presidente da República em 17 de Maio, Portugal tornava-se o sexto país da Europa a avançar com o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.

Na mesma conservatória onde viram o pedido recusado, um processo que deu entrada em Fevereiro de 2006, Teresa Pires e Helena Paixão finalmente puderam casar-se nesta segunda-feira. Juntas há oito anos, vivem com as duas filhas de uniões anteriores heterossexuais. Em declaração aos jornalistas afirmaram: “À relação não traz nada de novo, mas no papel é muito diferente. Somos família e isso é o fundamental”. Para o advogado do casal, Luís Rodrigues, trata-se de uma "vitória para todos os portugueses", "vivemos num país mais solidário e mais justo" declarou ao Diário Digital.

Desde 2001, quando o casamento homossexual foi aprovado nos Países Baixos, foram celebrados mais de 30 mil casamentos entre pessoas do mesmo sexo em todo o mundo. Em Portugal as Associações devem continuar a luta contra a discriminação ainda presente em situações como a adopção e a dádiva do sangue.