Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas

04 de agosto 2018 - 11:37

A epidemia de eucaliptos, o círculo vicioso dos incêndios, os efeitos das alterações climáticas e o futuro próximo são abordados por João Camargo e Paulo Pimenta de Castro no livro "Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas". O primeiro capítulo completo da obra já está disponível on line.

PARTILHAR

SINOPSE de "Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas":

“Em 2017 registaram-se os maiores incêndios florestais de sempre em Portugal, com um número impressionante de mortes. Mas as condições que propiciam a repetição de tragédias com esta magnitude permanecem inalteradas: o círculo vicioso dos incêndios é alimentado pelo abandono de uma parte gigante do território, pela epidemia de uma espécie invasora altamente inflamável - o eucalipto - e por um clima em mutação, cada vez mais seco e quente. Nas últimas décadas, Portugal liderou sempre a tabela dos países europeus que mais ardem. Como é que as florestas chegaram a este estado? Que influência exerceu a indústria das celuloses na esfera do poder político? Como podemos resgatar as florestas deste ciclo infernal e criar alternativas para um território sob a ameaça de se tornar deserto?

Contra a falácia da inevitabilidade e a perigosa ilusão de obter resultados diferentes com as mesmas políticas, este livro analisa o passado, alerta para a repetição de erros no presente e projeta o futuro com políticas alternativas que visam garantir a viabilidade do interior do país e das florestas. O tempo urge”.

Aceder aqui ao primeiro capítulo completo do livro "Portugal em Chamas - Como Resgatar as Florestas"