Polícia Judiciária detém Mário Machado

09 de novembro 2021 - 10:48

A Polícia Judiciária deslocou-se esta terça-feira a casa de Mário Machado para efetuar buscas sobre difusão de crimes de ódio na internet. Foi encontrada uma arma de fogo ilegal, o que motivou a sua detenção.

PARTILHAR
Mário Machado à porta do Tribunal de Monsanto, onde foi julgado e condenado em 2008 por discriminação racial. Fotografia: Miguel A. Lopes/Lusa

Pelas 7h00 da manhã de hoje, Mário Machado foi detido pela Polícia Judiciária na sua casa, em Santo António dos Cavaleiros, no concelho de Loures. 

A Polícia Judiciária deslocou-se à residência de Mário Machado com o intuito de efetuar buscas devido à difusão de crimes de ódio na Internet. De acordo com o Diário de Notícias, no decorrer das buscas foi encontrada uma arma de fogo ilegal, o que motivou a detenção. 

José Manuel Castro, advogado de Mário Machado em diversos processos, entre eles o 'Hells Angels', disse à Lusa que o antigo líder do movimento Nova Ordem Social foi levado para o estabelecimento prisional anexo à PJ. 

Mário Machado esteve ligado à Frente Nacional, à Nova Ordem Social e à Hammerskins Portugal. Entre os vários crimes de que foi acusado e outros dos quais foi condenado, encontram-se discriminação racial, ofensas corporais, posse de armas ilegais, difamação, sequestro e extorsão. Anos antes da condenação, participara nos ataques de grupos de skinheads no Bairro Alto na noite do homicídio de Alcindo Monteiro.

Termos relacionados: Sociedade