Plataforma Cultura em Luta marca ações de protesto para dia 10

Uma semana antes de ser conhecida a proposta do governo para o Orçamento do Estado, artistas e trabalhadores da cultura vão juntar-se para exigir “outra política de apoio às Artes e à Cultura”.
cartaz

Em conferência de imprensa realizada na sexta-feira, a Plataforma Cultura em Luta anunciou a realização de uma “grande jornada de luta” para o próximo dia 10 de dezembro, poucos dias antes de ser conhecida a proposta do governo para o Orçamento do Estado para 2020.

O protesto justifica-se pela “repetição de cenários e o agravamento do panorama de degradação, empobrecimento e esvaziamento crescente da liberdade e da diversidade na Cultura”, diz o comunicado que convoca a iniciativa também subscrita pelo CENA - Sindicato dos Trabalhadores do Espetáculo, Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia e o Manifesto em defesa da Cultura.

“Para além da realização de grandes ações públicas em Lisboa e Porto, apelamos à mobilização dos artistas, dos trabalhadores da Cultura e da sociedade, para ações em outras cidades do país”, refere ainda o comunicado.

“Exigimos outra política de apoio às Artes e à Cultura. Exigimos os meios para a executar e, desde logo, no principal instrumento que o Estado dispõe para isso: o Orçamento do Estado”, conclui o comunicado da Plataforma.

Termos relacionados Cultura