Petição quer classificar obra de José Mário Branco como de interesse nacional

10 de novembro 2023 - 10:14

Um grupo de músicos, produtores e autores lançou uma petição pública para que os 50 anos do 25 de Abril coincidam com o reconhecimento oficial da importância da obra do artista para o património cultural português.

PARTILHAR
José Mário Branco
José Mário Branco. Foto publicada no site da FCSH.

Em petição dirigida à Assembleia da República e ao ministro da Cultura, um grupo constituído por figuras ligadas à música portuguesa defendem a classificação da obra de José Mário Branco como de interesse nacional. A petição pública conta com mais de mil assinaturas e pode ser subscrita aqui.

Os promotores sublinham que para além da sua obra pessoal, "uma corajosa sementeira de novidade que mudou a nossa canção logo desde as primeiras gravações, no final da década de 60, e que foi vertida em numerosos trabalhos discográficos, no teatro e no cinema, foi também responsável por uma irreversível viragem estética na música popular portuguesa, de que é exemplo máximo o disco “Cantigas do Maio” (1971), de José Afonso", que se tornou "um marco e inspiração para todos os criadores de canções e arranjadores musicais" do nosso país.

Depois das canções que se tornaram "hinos que fizeram a banda sonora do nosso caminho coletivo até Abril de 74 e tudo o que se lhe seguiu", os promotores destacam José Mário Branco como protagonista de "outra viragem musical, desta vez no universo do fado", que veio transformar a forma de produzir fado em estúdio, "mudando arranjos musicais e até a interpretação vocal, embora sempre com um profundo respeito pelas raízes" e que influenciou boa parte da geração atual de artistas do fado.

Além da obra de José Mário Branco constituir "um património cultural português", a sua classificação como de interesse nacional "será um passo importante para o seu conhecimento e preservação, assim como um impulso decisivo para a divulgação futura", defendem os promotores.

"Estamos em crer que, à beira da comemoração dos 50 Anos desse momento tão decisivo para a História do país que é o 25 de Abril de 1974, este reconhecimento oficial será também uma forma de mostrar o papel basilar da Cultura na educação da sociedade", conclui o texto da petição.